Páginas

Série "Um Conto Perfeito" [NETFLIX]

 


Trata-se de uma adaptação do livro lançado em 2020 pela autora espanhola Elísabet Benavent. A obra da escritora de 39 anos, habituada a vender milhões de exemplares, é um romance juvenil que se centra em duas personagens: Margot (Anna Castillo) e David (Álvaro Mel).

Ela tem 32 anos e nasceu no seio de uma família milionária, dona de um império hoteleiro. O peso do nome faz com que carregue a pesada herança de cumprir o seu destino ao leme da empresa. Apesar de humilde, acabou por nunca se desviar do seu destino, até que um ataque de pânico no dia casamento a faz finalmente ceder à pressão — e escapar a tudo o que lhe era imposto.

Acaba por se cruzar com o jovem de 28 anos que vive uma vida completamente oposta à sua. Em dificuldades financeiras, David dorme em casa de uns amigos, na ressaca do final de um relacionamento.

É a partir deste encontro que se lança a história entre as duas personagens, que se ajudam mutuamente com o objetivo de encontrarem o seu rumo — e pelo caminho deixarem para trás ex-amores e velhos problemas. A história é contada em apenas cinco episódios, apoiada por um elenco com nomes como Ingrid García Jonsson, Ana Belén e Elena Irureta.


»» Ler notícia completa aqui no site NIT ««


Capa do Livro




Livros para parar & pensar a democracia

 



Falar de democracia com as crianças
    Há várias formas de abordar o tema da democracia com as crianças e com os jovens. Por um lado, há conteúdos escolares que tratam o tema de forma directa; por outro lado, há práticas democráticas com as quais as crianças convivem e que podem ser o trampolim para esses diálogos.
    Quando faço oficinas de diálogo com crianças e temos de escolher uma pergunta ou aquilo que vamos fazer é comum a sugestão de votar para nos ajudar a escolher. A prática do voto e de que a maioria é que ganha é comum junto das crianças. Quando essa sugestão surge da parte de uma criança podemos aproveitar para explorar a razão pela qual escolhemos votar para decidir entre uma coisa ou outra. Também podemos falar sobre a regra da maioria.
    Há alguns anos, num trabalho de continuidade com uma turma do 3.º ano do 1.º ciclo o tema da votação surgiu como solução para escolhermos o que íamos fazer. Aplicámos a regra da maioria como critério para essa escolha e houve uma criança que me perguntou: “Joana, e se a maioria estiver errada?”. Eis uma pergunta preciosa que nos faz pensar no papel da maioria e da minoria num ambiente democrático.


Sugestão de exercício (em casa ou na escola)
    Escolha um dos livros recomendados (ou outro) para servir de trampolim para este exercício. Recomendo que a pessoa que fará a mediação da leitura esteja familiarizada com o livro e com os conteúdos que apresenta. Tenha particular atenção à linguagem aos termos que possam ser menos familiares para si e para as crianças, dedicando algum tempo à sua investigação.
    Consoante o tamanho do livro, poderá fazer vários momentos de leitura e de exercício para que possa explorar tranquilamente os conteúdos. Por exemplo, o livro Política para Crianças apresenta bastante informação e talvez seja de considerar uma leitura capítulo a capítulo.
    Uma vez feita a leitura do livro ou do capítulo com a criança (ou com o grupo das crianças), lance o convite para elaborar um mapa mental com palavras que associamos a democracia. Sem ter em vista um número mínimo ou máximo de palavras, procure não ter pressa na construção desse mapa.
    Uma vez construído o mapa, escolham oito palavras que vos parecem mais relevantes ao abordar o tema da democracia. Com uma folha de papel construam um quantos queres e insira essas palavras no seu interior.
    Brinquem ao quantos queres para obter as palavras a partir das quais irão fazer perguntas. Por exemplo, imagine que a palavra que calha no quantos queres é “eleições”. Convide a criança ou as crianças a fazer perguntas sobre as eleições e a sua relação com a democracia. Exemplos de perguntas em torno da democracia e das eleições:
  • Quantas formas diferentes há para votar?
  • A maioria está sempre certa?
  • Como seria se fosse a minoria a decidir?
  • A democracia é uma competição?
  • Votar é importante?
  • O que acontece se ninguém votar?
    Depois de reunirem algumas perguntas dialoguem sobre as mesmas. Podem escolher uma pergunta por semana para um diálogo mais longo. Também podem aproveitar o tempo das viagens casa/escola para iniciar a conversa.


Vamos continuar a investigar?
    Outros recursos podem ser úteis para investigar a democracia. Nesse processo temos de ter alguma cautela com a desinformação. O autor do livro Critical Thinking, Tom Chatfield, deixa algumas recomendações para que seja mais fácil topar a desinformação sobretudo no ambiente online:
  • praticar o ceticismo perante os títulos apelativos ou headlines;
  • prestar atenção ao link do conteúdo;
  • investigar a fonte, se é credível e se o/a autor/a é especialista no assunto;
  • prestar atenção a formatações estranhas, no texto ou nos formatos;
  • prestar atenção às imagens que acompanham o conteúdo;
  • verificar as datas de publicação ou de atualização desse conteúdo;
  • verificar as fontes citadas;
  • pesquisar por outras fontes sobre o mesmo assunto.
    A desinformação pode ter vários níveis: podemos estar a lidar com mentiras, com boatos ou piadas ou com relatos tendenciosos que pretendem distorcer os factos. A este propósito poderá ainda ler o livro Fake News de Susan Martineau e Vicky Barker (Lilliput).



Boas leituras e de bons diálogos!


Joana Rita Sousa
(filósofa, perguntóloga, mediadora da leitura e do diálogo | filocriatividade)


Portal da Literatura: livros em destaque

 



O Testamento de um Poeta

Um comovente romance do autor de Noite, Prémio Nobel da Paz, que tem como pano de fundo as convulsões que dominaram o século XX. Um obscuro poeta, judeu e comunista, é detido em Kr...

Ver mais

Mandíbula

Fernanda, uma aluna insolente de um colégio elitista da Opus Dei, acorda certo dia com as mãos e os pés atados numa cabana escura no meio da floresta - e este é apenas o começo de ...

Ver mais

Os Moedeiros Falsos

Um grupo de jovens com ambições literárias aproxima-se do conde de Passavant, homem de letras vulgar e de moral duvidosa que deseja manter sob a sua influência talentos promissores...

Ver mais

De Bestas e Aves

«Um romance que todos aqueles que amam a literatura deveriam ler.» El País Uma pintora conduz em plena noite sem saber que está prestes a chegar a Betânia – uma espécie de territ...

Ver mais

Os Feitos do Rei Artur e dos Seus Nobres Cavaleiros

Desde a infância, John Steinbeck viveu fascinado com a história do rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda. Em 1956, começou a escrever a sua própria versão daquelas aventuras...

Ver mais

As Herdeiras

Passaram seis meses desde que Dona Carmen cortou os pulsos na banheira, e ainda ninguém percebeu porquê, pois tinha ao seu alcance comprimidos suficientes para acabar com a vida de...

Ver mais

O Cavaleiro Inexistente

Ambientada numa improvável Idade Média, mas mais próxima do que nunca da realidade do nosso tempo, “O Cavaleiro Inexistente” é uma fantasia histórica sobre o eficientíssimo e metic...

Ver mais

Oito Contos

Dylan Thomas foi, além de um dos grandes poetas de língua inglesa do século xx, um extraordinário contista, dono de um sentido de humor singular e capaz da construção de personagen...

Ver mais

Memoriam

Um romance de estreia assombroso e virtuoso sobre dois jovens que se apaixonam durante a Primeira Guerra Mundial. Estamos em 1914 e falar de guerra parece algo distante para Henry...

Ver mais

O Polaco

O Polaco conta a história de Witold Walczykiewicz, um virtuoso pianista polaco, intérprete de Chopin, que fica enfeitiçado por Beatriz, uma patrona das artes espanhola, depois de e...

Ver mais


Semana da Leitura 2024



A Semana da Leitura, uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura, celebra-se este ano de 18 a 23 de março. A programação manterá os seus principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.

Este ano, o PNL apresenta o programa Leitura em Família, que junta escolas, bibliotecas municipais e redes sociais municipais no desenvolvimento de hábitos de leitura junto das famílias no território nacional.
A estratégia para o Plano Nacional de Literacia Mediática será também apresentada nesta semana. Contamos com um dos parceiros do PNLM, o projeto Público na Escola, para uma conversa inspiradora.
Continuaremos a ampliar a Rede de Planos Locais de Leitura, com a assinatura prevista de cinco novos Planos, um por cada cidade que visitaremos.
A melhoria das competências de leitura também estará na agenda, com a apresentação de resultados preliminares dos Planos de Ação para a Leitura.
Em parceria com o Turismo de Portugal, vamos percorrer roteiros literários.
Apresentaremos o projeto Leitura no Museu.
Estaremos com escritores, curadores, bibliotecários, professores, alunos, famílias. Estaremos com leitores e não leitores.
Desafiamos as livrarias a juntarem-se a nós, com campanhas, programação e divulgação da Semana da Leitura.

por Plano Nacional de Leitura


📚


AS MINHAS LEITURAS: "A Livraria dos Finais Felizes" de Jenny Colgan

Livros com gipsofila

 Ficha do Livro

Autor: Jenny Colgan
Título Original: The little shop of happy ever after
Edições: Chá das Cinco
Nº de págs.: 305
Ano de edição: 2021
Classificação: Romance
Sinopse: Nina Redmond é literalmente uma casamenteira. Encontrar o livro perfeito para cada leitor é a sua paixão... e também o seu trabalho. Ou pelo menos era, até a biblioteca pública onde trabalhava fechar as portas. Determinada a encontrar um novo rumo, Nina muda-se para uma pacata vila na Escócia, onde compra uma carrinha e a transforma numa livraria itinerante, viajando pelas Terras Altas e transformando as vidas daqueles com quem se cruza com o poder da literatura. É então que descobre um mundo de aventura, magia e romance num lugar que aos poucos se vai tornando no seu lar… um lugar onde ela poderá escrever o seu final feliz para sempre.


Comentário
Um livro delicioso dedicado a nós leitores! Obrigada 😍
A mensagem que a autora deixa para nós é simples: ler, ler muito e em qualquer momento e lugar. Porque quem tem um livro nunca está só. Eu concordo!
Esta personagem Nina é uma bibliófila de respeito... tem livros em todos os lugares da casa. Impressionante. A colega até tem medo que a casa caia com o peso dos livros. Que exageradamente engraçado 😊
Eu escolhi este livro para o desafio Ler com Elas e adorei! A capa é tão gira com a carrinha-livraria itinerante naquela paisagem das Terras Altas, que dá vontade de entrar para dentro do livro. Ao longo do texto surgem pequenas carrinhas, ou furgonetas, nos espaços entre parágrafos. É tão giro e fofo!
Este livro é um bom prenúncio para o Dia Mundial do Livro que se aproxima.
Obviamente recomendo a sua leitura! 


Referências
📌 Site Oficial da autora Jenny Colgan aqui.
📌 Comprar mais livros da autora na Wook.
📌 Pendurar livros em árvores não é só ficção. No Brasil há uma biblioteca que atrai visitantes utilizando esta "técnica de marketing". Ler notícia aqui.

🅒 Correio Braziliense

📌 Ler requer atenção à nossa postura, ninguém gosta da "dor de livro". Sugiro a leitura do site WikiHow - Como ter uma boa postura para ler.

🅒Pinterest



Desafio Literário:
📚 Mant'Anual 2024 na categoria «Uma leitura conjunta do Clube de Leitura Manta de Histórias».
📚 Ler com Elas na categoria «Elas e as viagens» porque a ação/narrativa da história centra-se na viagem para a Escócia e dentro da própria Escócia.


🚚


NOVIDADE LIVRO: "A Irmã da Tempestade - As Sete Irmãs" de Lucinda Riley

 

A Irmã da Tempestade: A História de Ally –
As Sete Irmãs Livro 2, de Lucinda Riley
Velejadora imparável, Ally D’Aplièse prepara-se para entrar numa das mais difíceis competições do mundo quando recebe a notícia da morte do pai.
De regresso a casa, reunida com as suas cinco irmãs, a descoberta de que Pa Salt deixou às ­filhas adotivas pistas sobre as suas origens faz Ally sentir o choque de forma ainda mais intensa.

E é na gelada e belíssima Noruega que Ally descobre que o seu passado está ligado ao de uma jovem e desconhecida cantora, Anna Landvik, que viveu naquele país há mais de cem anos. Quanto mais sabe sobre a vida de Anna, mais dúvidas Ally tem sobre quem era realmente o seu pai adotivo. E subsiste a maior das dúvidas: que razão há para a sétima das irmãs estar desaparecida?




«No segundo livro desta saga viciante, viajamos entre a Europa contemporânea e a Noruega do século XIX e continuamos a sentir o mesmo entusiasmo que encontrámos no primeiro volume de As Sete Irmãs.»
Booklist

«Ler A Irmã da Tempestade é como estar sob o efeito de uma grande banda sonora, que nos faz suster a respiração, acelerar o coração e antecipar o grande ­final num crescendo maravilhoso.»
The Book Trail


Série "Eu e os Rapazes da Família Walter" [NETFLIX]

 



Acabei de ver esta série muito levezinha e cheia de "good vibes" sobre uma família numerosa onde o amor é o principal ingrediente.
A trama central é o triângulo amoroso, obviamente, e que eu achei muito bem representado. Mas também surgem outros temas pertinentes, como por exemplo a conciliação entre vida pessoal e trabalho; o auto-respeito; a desorientação vocacional...
Foi bom voltar a ver a atriz Sarah Rafferty depois da série Suits, pois transmite tanta calma e serenidade, ao mesmo tempo elegância e sabedoria 🙂.


::::

Baseado no livro de 2014 com o mesmo nome, escrito por Ali Novak, este trabalho foi originalmente partilhado na Wattpad, um site que permite à sua comunidade publicar contos e romances de forma gratuita, para que os outros membros os possam ler. Criado em 2006, contava em 2021 com 90 milhões de utilizadores ativos. Ou seja, são muitas histórias para acompanhar. Não é a primeira vez que uma série baseada em livros publicados nesta plataforma chega à Netflix. Sucessos como “The Kissing Booth” ou “After” valeram contratos lucrativos para as autoras, Beth Reekles e Anna Todd, respetivamente.
“Eu e os Rapazes da Família Walter” conta a história da adolescente Jackie Howard (Nikki Rodriguez) que, após perder a família num acidente trágico, tem de deixar a vida privilegiada em Manhattan, Nova Iorque, para trás, e mudar-se para o interior do Colorado para estar com a guardiã legal, Katherine (Sarah Rafferty), a melhor amiga da mãe. A veterinária está a criar 10 crianças com o marido, George (Marc Blucas), e acolhe Jackie na sua casa, tentando adaptá-la ao novo lar rural e caótico. No entanto, a jovem está determinada a continuar a lutar pelo seu maior sonho: entrar na universidade de Princeton.


Livro


👉 Ler mais infos aqui:

Portal da Literatura: livros em destaque

 



Taludes Instáveis

Uma seleção do melhor da poesia de um dos grandes poetas da atualidade.

Ver mais

A Família Caserta

A história de uma família mergulhada na infâmia, narrada por uma rapariga sobredotada, com problemas emocionais: ingredientes para um romance de alta voltagem. «De um só golpe, de...

Ver mais

O Último Diabo a Morrer

Notícias chocantes chegam ao Clube do Crime das Quintas-Feiras. Um velho amigo que trabalhava no ramo das antiguidades foi assassinado e um perigoso pacote que ele guardava desapar...

Ver mais

A Fraude

Bestseller do New York Times • UM DOS MELHORES LIVROS DE 2023 – NPR, New York Times e Publishers Weekly. Estamos em 1873. A Sra. Eliza Touchet, escocesa, é a governanta – e prima p...

Ver mais

O Mestre de Dachau

As figuras de porcelana branca da fábrica Allach tornaram-se um símbolo do Terceiro Reich. No entanto, eram produzidas pelos prisioneiros dos campos de concentração. Este romance r...

Ver mais

O Evangelho do Novo Mundo

Num domingo de Páscoa, um recém-nascido surge deitado sobre a palha, entre os cascos de um burro que o aquece com o seu bafo. «Um milagre! Aqui está uma dádiva de Deus que eu não e...

Ver mais

Primeira Classe

Um encontro inesperado durante uma viagem de avião termina numa noite de paixão inesquecível. Recebi um upgrade para primeira classe de um voo entre Londres e Nova Iorque. a comida...

Ver mais

Os Dias de Saturno

Amor e comida são os ingredientes principais deste romance, em que o cómico e o trágico seguem lado a lado, por entre segredos, acasos e embustes, sempre na busca de quem somos. É ...

Ver mais