Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "O Médico Inverosímil" de Ramón Gómez de la Serna

© Livros com Gipsofila


Ficha do Livro
Autor: Ramón Gómez de la Serna
Título Original: El Doctor Inverosímil
Edições: Antígona
Nº de págs.: 246
Ano de Edição: 1998
Classificação: Contos e novelas
Sinopse: Eis aqui o relato emocionante e convincente redigido pelo desconhecido Dr. Vivar, a cuja porta vão chegando cada vez mais doentes. Há dias em que por baixo das suas janelas soa esse murmúrio que se ouve nos teatros quando o povinho pede para ver os governantes. Este médico inverosímil, que nunca faz propaganda de si mesmo, é com devoção recomendado por aqueles que curou. Às vezes parece até que os mortos abatidos pela mão desvairada de outros médicos o recomendam lá do outro mundo, transmitindo fé aos vivos.


Comentário
Comprei este livro há alguns anos numa feira do livro. O problema é que não conseguia ler de uma só vez, como se fosse um romance, são tantos pacientes, tantas vidas... Perdi ligeiramente o interesse e voltei a retomá-lo este ano. O truque será ler um caso por dia, como se fosse um conto, porque não está nada relacionado, são sempre histórias novas.
O livro em si está super bem estruturado com índice, pequena nota biográfica do autor e imagens.
***
Quanto à história... Inverosímil quer dizer que não parece verdadeiro, mas sim incrível no contexto deste médico. Realmente é uma filosofia de vida fantástica, pois ele cura de uma maneira tão simples e inesperada, que parece mentira. Uma barba por fazer, uma fotografia guardada ou até o pó das prateleiras podem ser a causa das maleitas! Realmente há pequenas coisas que fazem diminuir a nossa auto-estima ou o nosso apreço pela vida, e o corpo sente.
No final, é um bom livro e aconselho a sua leitura!


Referências
Este livro faz-me lembrar um outro que li e partilhei no meu antigo blogue "Cinquenta Histórias Pouco Clínicas Mas Muito Cínicas", de Artur Couto e Santos.


📚
Este livro conta para o desafio Bingo Profissão do Herói 2023 na categoria «Médico», realizado pelo blogue Tantos Livros Tão Pouco Tempo.