Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "Aquele Verão Distante" de Sarah Patterson

 

Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Sarah Patterson
Título Original: The Distant Summer
Edições: Seleções do Reader's Digest
Nº de Págs.: 108
Coleção: Livros Condensados
Ano de Edição: 1988
Classificação: Romance
Sinopse: Esta é uma história de amor invulgar. Decorre em Norfolk, naquele Verão de 1943, em que, noite após noite, os Lancasters da RAF descolavam dos grandes aeródromos costeiros rumo às cidades e aos centros industriais da Alemanha Nazi. De manhã, alguns regressavam; muitos, nunca mais. Katherine Hamilton é uma jovem impressionável de dezasseis anos, filha do pároco local. Trava conhecimento com os tripulantes dos bombardeiros -na sua maioria meros rapazes ainda - quando estes gozam os tempos livres de que dispõem. Apaixona-se loucamente por um artilheiro da retaguarda chamado Johnny e sente talvez também um béguin pelo melhor amigo dele...
Obra notável que consegue não só captar as dores e alegrias do primeiro amor de uma adolescente, como também o sentido de urgência com que se vivia o momento presente na Grã-Bretanha no tempo da guerra.


Comentário
Gostei muito desta história! Foi o romance de estreia de uma adolescente que, nas palavras e no enredo, mostrou ter muita maturidade. O cenário da II Guerra Mundial cativa-me sempre, é um tema que não se esgota. Por isso, aliando a competência de escrita com o ambiente da guerra só podia resultar numa excelente obra! Recomendo a sua leitura! 


Referências
📌Sobre a autora Sarah Patterson, não se encontra qualquer informação na internet. Parece que só escreveu este romance e nunca mais existiu... Em contrapartida, e por referências cruzadas, encontra-se tudo sobre o seu pai, o famoso escritor Harry Patterson (sob o pseudónimo Jack Higgins). Partilho a informação que consta no livro sobre a autora:

Sarah Patterson, sofisticada autora de 15 anos, gosta de vinho tinto, da música de Johnny Dankworth e de fazer compras na Bond Street. Tem as mesmas feições morenas e atraentes da sua heroína - Kate Hamilton - e veste com distinção as saias compridas que estiveram em moda na década de 40 (desde sempre apreciou também, para além da moda e do estilo próprios dessa época, os filmes e a música). O tema da sua obra "Aquele Verão Distante" nasceu quando Sarah ajudava o pai a recolher material para ser usado num livro. A autora recorda: "Quando a ideia ganhou forma, recolhi material técnico na biblioteca; falei com o meu avô, que foi membro de uma tripulação de terra numa base de bombardeiros; com Stephan, um artilheiro de retaguarda polaco e com um amigo do meu pai que foi navegador num Lancaster". Mesmo assim, pode causar admiração como uma escritora tão jovem soube apreender com tal exatidão a atmosfera da época!



Desafio Literário
📚  Mant'Anual 2023 na categoria «Romance de estreia de uma autora».