Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "Tubarão" de Peter Benchley

Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Peter Benchley
Título Original: Jaws
Edições: Seleções do Reader's Digest
Nº de Págs.: 132
Coleção: Livros Condensados
Ano de Edição: 1988
Classificação: Romance
Sinopse: O enorme tubarão mantinha-se emboscado não longe da praia que assolava, capturando ao acaso as suas vítimas. Ninguém, nem os ictiólogos, nem os pescadores, nem a Guarda Costeira, conseguira explixar por que motivos ele surgira nesse Verão ao largo daquela cidade de Long Island. mas lá estava o enorme predador, tornando a sua presença sentida de mais que uma forma. O chefe da polícia, Martin Brody, compreendeu claramente qual era o seu dever: encerrar as praias ao público. O presidente da câmara; Larry Vaughan, discordou dessa decisão: as receitas turísticas deveriam manter-se ou a estância ficaria arruinada. E à atraente e insatisfeita mulher de Brody o incidente proporcionou uma inesperada oportunidade para um romance.
Depois, à medida que o número de vítimas aumentava e a população permanecia radicalmente dividida no respeitante às medidas a tomar, a dura realidade teve de ser enfrentada. De uma forma ou de outra, o monstro tinha de ser capturado ou morto.


Comentário
Sinceramente, não me apercebi logo, só quando acabei de ler descobri que ESTE LIVRO deu mote ao filme assustador "Tubarão"! Fiquei pasmada! Não sabia que o filme tinha sido baseado num livro 😮.
E o livro é bom, é bastante bom! A escrita é envolvente, as personagens estão bem construídas e o desfecho do enredo não é nada previsível! As cenas com o tubarão são assustadoramente bem descritas, pelos menos eu fiquei com medo, confesso 😱.
Recomendo a sua leitura.


Referências
📌 Biografia de Peter Benchley na Infopedia.
📌 Site Oficial do Autor e Defensor dos Oceanos aqui.
📌 Trailer do filme "Tubarão" (1975) realizado por Steven Spielberg:



Desafio Literário
📚  Mant'Anual 2023 na categoria «Personagem principal ou título do livro é um animal».