Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "A Aliança" de James A. Michener

 

Livros com gipsofila

Ficha do Livro

Autor: James A. Michener
Título Original: The Covenant
Edições: Seleções do Reader's Digest
Nº de Págs.: 200
Coleção: Livros Condensados
Ano de Edição: 1980
Classificação: Romance
Sinopse: Em 1647, Willem van Doorn sobrevive a um naufrágio ao largo do tormentoso Cabo da Boa Esperança e torna-se um dos primeiros colonos holandeses naquele promontório varrido pelos ventos. Apaixonado por uma escrava de extrema beleza, mas obrigado a casar com uma camponesa oriunda da Holanda, funda uma poderosa família cujos descendentes formarão a complexa África do Sul da atualidade, dilacerada por conflitos internos.
Os Van Doorns são pioneiros rudes e indomáveis, tal como a África que os atrai do outro lado do veld, ansiosos da liberdade que a mesma promete. Devotadamente religiosos, acreditam que Deus estabeleceu uma aliança com eles: escolhendo-os para se apossarem daquela terra e a defenderem contra qualquer oposição. À medida que avançam para leste através da selva nas suas carroças, com as suas robustas mulheres, esses patriarcas do Antigo Testamento, que se chamam a si mesmos Africânderes, homens de África, encontram outros homens de África - povos primitivos de tez escura e baixa estatura e poderosas  tribos como os Xosas e os Zulus - que também consideram sua aquela terra. A confrontação é inevitável.


Comentário Pessoal
Este livro é muito bom! Parece uma aula de História 😍!
E, de facto, aprende-se muita coisa sobre as origens da África do Sul. É um daqueles livros que ficam sempre bem na nossa estante, para parecermos mais cultos. Pena não ser meu, é emprestado.
Há muitas referências aos portugueses, pois já fomos um grande império colonizador e, por conseguinte, deixamos a nossa marca por esse mundo fora, como por exemplo na linguagem.
Eu partilho abaixo o comentário do autor sobre o livro e, claro, recomendo a sua leitura.


Comentário do Autor
Tal como muitos outros viajantes, quando pela primeira vez vi a África do Sul fiquei impressionado pela beleza da paisagem. Eram grandes áreas varridas pelo vento, como no nosso Oeste Americano, montanhas gigantescas e magníficos litorais. Era uma terra sobre a qual valia a pena escrever.
Em novo vivi durante alguns períodos em Amsterdão, onde aprendi a gostar dos Holandeses, e mais tarde trabalhei em Java, onde fundamentei a minha compreensão das suas atitudes relativamente aos problemas coloniais. Estava, portanto, preparado para respeitar os holandeses que se haviam fixado na África do Sul. Este romance é acerca desse povo robusto e obstinado, embora ele não tivesse formado por si só toda a personalidade da África do Sul. Outros europeus, bem como escravos importados do Oriente, representaram uma contribuição extremamente importante, e fundamentais para todos os outros grupos foram os poderosos negros que também partilharam a terra e com os quais os brancos acabaram por combater.
Fiquei intrigado pelo de a África do Sul ter sido colonizada pelos Holandeses aproximadamente ao mesmo tempo que a América o foi pelos Ingleses, e constatei que os paralelos continuavam. Por exemplo, na mesma ocasião em que o nosso povo se deslocava para oeste na rota do Oregon, os Holandeses moviam-se para leste e para norte na sua Grande Caravana rumo à liberdade.
Tive a sorte de poder fazer três visitas à África do Sul. Fui a todos os recantos do país, falei com muita gente e estudei a história, a geografia e as realizações culturais. Vivi com sul-africanos de todas as cores e solidarizei-me com os seus problemas. Quase todos os dias me perguntavam: «Que acha que vai acontecer ao nosso país?» E eu sempre pensava que a resposta a esta pergunta exigia uma reflexão sobre as grandes forças que tinham construído a nação. Para apreciar os holandeses cujos descendentes são os africânderes de hoje, é necessário saber quem eles eram, como se desenvolveram e quais as suas aspirações.
Em A Aliança tentei fazer essa avaliação. A África do Sul é uma terra que enfrenta problemas específicos, e todos nós que a conhecemos rezamos para que encontre as soluções mais sensatas.
James A. Michener


Referências
📌 Infos sobre esta obra na Wikipedia.
📌 Infos sobre o autor James A. Michener na Wikipedia.



Desafio Literário:
📚 O livro não se enquadra em nenhum desafio literário no momento.