Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "Caterina" de Sveva Casati Modignani

 

Livros com gipsofila

Ficha do Livro

Autor: Sveva Casati Modignani
Título Original: Caterina a modo suo
Edições: Porto Editora
Nº de Págs.: 494
Ano de Edição: 2023
Classificação: Romance
Sinopse: Chegada à maturidade, a escritora Caterina Belgrado soma uma existência vivida à sua maneira: a beleza, os afetos, o sucesso. Mas nada disso lhe garantiu a felicidade. Filha de um comerciante, vendedor de fruta com uma loja no centro de Milão, Caterina, uma luminosa adolescente do pós-guerra, teve marido, depois companheiro e três filhos. Mas também passou por muitas privações e alguma fome. Agora sexagenária e numa fase da vida mais tranquila, Caterina apoia-se nas amigas de sempre, Diana e Lucrécia, sem nunca esquecer Marco, um amor de juventude com quem viveu dias memoráveis. Mas nas voltas da vida o destino reserva-lhe uma grande surpresa.


Comentário
Mais um livro de Sveva que não desilude mesmo que a história seja pura ficção (tal como a própria advertiu). Contudo, o cenário da Segunda Guerra Mundial é prolífero em histórias reais ou inspiradas; por isso é normal a autora usar tantas vezes esta referência como pano de fundo para as suas personagens - eu faria o mesmo se fosse escritora porque adoro esse momento da história.
O estilo de escrita mantém-se o mesmo, fluído e dinâmico, e vamos conhecendo as personagens conforme os saltos temporais - sim, porque Sveva recorre à analepse com frequência.
A personagem principal é Caterina, que dá título ao livro, mas também conhecemos outras mulheres que tiveram um papel importante na vida de Caterina, como a sua mãe, as duas avós e as duas amigas. A experiência da guerra foi marcante para todas e isso nota-se nas suas personalidades e decisões. Para Caterina o mais importante é perceber quais são as questões por resolver, agora com 60 anos de idade, e curar os traumas.
Eu gostei e recomendo a sua leitura! ❤


Referências
📌 Lançamento do livro em Portugal pela Porto Editora.
 


Desafio Literário:
📚 Mant'Anual 2024 na categoria «Um livro oferecido por um amigo ou familiar».