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França autoriza publicidade televisiva de livros e gera polémica



A notícia é avançada no Sapo Mag. O governo francês autorizou a publicidade de livros em todos os canais de televisão, uma medida inesperada que tem causado polémica no setor. A publicidade de livros já era autorizada desde o início dos anos 2000 na TV por Cabo (paga), mas a nova medida, que termina com a proibição nos grandes canais nacionais, públicos e privados, veio na forma de um decreto do primeiro-ministro a 5 de abril. A experiência nos canais de televisão pagos mostra que a publicidade de livros tem sido acessível apenas às grandes editoras, que escolhem este meio para promover os seus autores mais bem sucedidos.

“Os livreiros não acreditam neste efeito publicitário” - disse à France-Presse o delegado geral do Sindicato dos Livreiros franceses, Guillaume Husson - “Se um leitor descobre um 'best-seller' graças a um anúncio na TV, só comprará aquele. E continuará a ser um leitor ocasional”.

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Com certeza uma decisão que não reúne consenso, mas talvez seja mais uma pequenina forma de cativar leitores, independentemente das editoras francesas já utilizarem ou não as redes sociais; a TV continua a ser um meio de comunicação prestigiado. Não vejo imediatamente as consequências desta decisão governamental. Só o tempo dirá.


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