Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway

 

Livros com gipsofila

Ficha do Livro

Autor: Ernest Hemingway
Título Original: The old man and the sea
Edições: Livros do Brasil
Nº de Págs.: 80
Coleção: Dois Mundos
Ano de Edição: 2015
Classificação: Romance
Sinopse: Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado.
Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.


Comentário
É a primeira obra que leio deste autor. Gosto da escrita, dos diálogos interiores, do enredo ser simples e direto, de não haver mais nada importante para além deste homem velho e da sua luta por pescar um peixe grande. Os únicos momentos descritivos são as tarefas que esse pescador faz, que acabam por nos envolver e captar a atenção como se fôssemos aprendizes.
Recomendo a sua leitura!


Referências
📌 Biografia de Ernest Hemingway na Infopedia.
📌 Ler artigo de opinião sobre esta obra no site Comunidadade, Cultura e Arte «“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway: um magnífico exercício sobre resiliência e superação».
📌 Primeira adaptação para filme em 1958 por John Sturges e Fred Zinnemann:



📌 Em 1990 Jud Taylor fez uma nova adaptação para filme:



📌 Em 1999 Aleksandr Petrov fez uma curta-metragem, baseado nesta obra, em animação. Gostei bastante! Penso que é um ótimo complemento à leitura do livro 😍





Desafio Literário:
📚 Escapadela Literária 2024 na categoria «Capa com mar ou montanha».