Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "Um Instante de Amor" de Milena Agus

 

Livros com gipsofila

Autor: Milena Agus
Título original: Mal di Pietre
Edições: Editorial Presença
Nº de Págs.: 96
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2010
Classificação: Romance
Sinopse: "Um Instante de Amor" conta-nos a história de uma mulher extraordinária que viveu em Cagliari, na Sardenha, durante a Segunda Guerra Mundial. A rigidez e os preconceitos do meio onde nasceu não se compadecem com a sua natureza sonhadora e romântica. Embora seja extremamente bonita, os homens estranham-na, e o amor teima em fazer-se esperar. Atormentada pelo desejo que um casamento de conveniência não aplacou, reinventa a sua própria vida, num rasgo de erotismo e poesia, belo e assombroso como o próprio romance que deslumbrou a Itália e a França e veio confirmar Milena Agus como uma voz única, deliciosamente irreverente, da atual narrativa italiana.


Comentário
Recebi este livro através da plataforma Winkingbooks.
Um livro surpreendente! Gosto do estilo narrativo da autora, é muito fluído e não é cansativo. Li este livro num dia. Sinceramente, agarrei-me a ele de tal maneira que só o larguei quando cheguei ao fim. E adorei o fim! História com uma pitada de humor 😉, apesar das referências à Segunda Guerra Mundial. Recomendo a sua leitura!


Referências
📌 Sobre a autora Milena Agus ler artigo biográfico no site enciclopediadelledone.
📌 Adaptação para o cinema em 2016 pela cineasta francesa Nicole Garcia. A ação do filme passa-se na França, com atores franceses. Nunca vi o filme, mas pelo que vi no trailer creio que esse fator linguístico e geográfico não retira a beleza da história.



Desafio Literário:
📚 Mant'Anual 2024 na categoria «A história é contada na primeira pessoa».
📚 Escapadela Literária 2024 na categoria «Destino Paraíso» porque a Sardenha é uma ilha líndíssima do Mar Mediterrâneo, pertíssimo de Itália (outro destino paraíso). Só para adoçar o bico partilho este roteiro pela capital sarda, Cagliari, o cenário do enredo do livro.

🌄