Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "O Pretendente Americano" de Mark Twain

 

©Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Mark Twain
Título Original: The American Claimant
Edições: Livraria Civilização Editora
Nº de págs.: 191
Ano de edição: 1963
Classificação: Novela
Sinopse: O Pretendente Americano é uma novela de 1892 do escritor norte-americano Mark Twain. É uma comédia de identidades equivocadas e múltiplas trocas de papéis - território fértil e familiar de Mark Twain - tudo girando à volta do sério debate entre a aristocracia hereditária da Europa e a democracia da América.
A personagem principal, o coronel Mulberry Sellers, é um cientista efusivo e animado, cheio de ideias, cuja loucura deixa o leitor cambaleando na esteira de invenções que prefiguram a clonagem de DNA, máquinas de fax e fotocopiadoras, e que incluem um fonógrafo de maldição. Ao mesmo tempo, Twain investiga profundamente as questões da construção da identidade e as questões morais e sociais levantadas pelo crescente capitalismo e industrialismo dos Estados Unidos. O Pretendente Americano pode ser uma junção de ficção científica e fantasia, romance, farsa e sátira política.


Comentário
Mark Twain, autor de várias obras, é mais conhecido pel'As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1884).
Eu recebi este livro através da plataforma Winkingbooks e não estou arrependida, é uma história super engraçada e caricata! A trama desenrola-se depois da Guerra Civil Americana, ou seja após 1865, dando-nos uma quase perfeita noção da sociedade da época. É referido o território de Cherokee Strip (território índio) e as diferenças de conduta social entre populares americanos e aristocratas ingleses.

«Conclui-se, pois, que existe aqui uma aristocracia social e outra económica e, pelo que se vê, há ainda uma distinção entre naturais e estrangeiros; eu figuro entre os últimos. De maneira que, neste país, as categorias crescem de dia para dia. É evidente que existem aqui todas as espécies de castas, e que eu pertenço à dos párias.»

Para além das idiotices do coronel Mulberry Sellers com as suas suposições e invenções, realmente cómicas. Este é um livro digno de uma peça de teatro 😀. Recomendo a sua leitura!

Capa da primeira edição em 1892


Curiosidades

📌 Podemos ler esta obra em inglês no site «Project Gutenberg» com as imagens originais da primeira edição! 😀 Basta clicar aqui.
📌De acordo com o autor, este foi o primeiro livro escrito com a ajuda do ditado fonográfico e também o primeiro livro que não menciona o clima.

©Livros com Gipsofila


📚
Este livro conta para o desafio Bingo Profissão do Herói 2023 na categoria «Membro da Nobreza»

📚