Páginas

AS MINHAS LEITURAS: "Puma" de Ulf Miehe

 

©Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Ulf Miehe
Título Original: Puma
Edições: Círculo de Leitores
Nº de págs.: 338
Ano de edição: 1981
Classificação: Romance
Sinopse: Este romance conta a história do grande e último golpe de Franz Morgenroth, a quem os amigos chamam Puma. É também a história de um rapto invulgar. O romance leva o leitor de Munique para Nova Iorque e aí trava-se uma luta em que está mais qualquer coisa em jogo do que o dinheiro, trata-se da vida.
Ulf Miehe escreveu um grande livro, de ação arrebatadora, muito bem elaborado na apresentação psicológica e com a sua tradicional exatidão atmosférica. É pois com emoção que o leitor segue os fascinantes mecanismos da lei e da moral do mundo dos criminosos.


Comentário
Não gostei do livro. Não gostei da história, do enredo, das personagens, da conclusão... de tudo! Parece um daqueles filmes de ação em que não há conteúdo. Decide-se misturar drogas, crimes e sexo numa batedeira, põe-se ao forno e já está feito um livro. Porquê?
Porquê que o Franz decide raptar a rapariga? Eu não sei.
É verdade que o autor descreve bem o mundo dos criminosos. Mas falta saber o motivo do rapto, ou então eu não percebi nada.


Referências
📌 No livro faz-se referência ao filme "Os Incorruptíveis contra a droga" (1971) e ao livro "A Linha da Sombra" de Joseph Conrad.
📌 Ulf Miehe foi guionista e diretor de cinema.