Páginas

AS MINHAS LEITURAS: Trilogia "Segredo de Estado" de Juliette Benzoni

Livros com gipsofila

Trilogia "Segredo de Estado"

Livro 1 - O Quarto da Rainha
Autor: Juliette Benzoni
Título Original: Secret d'État: Dans la chambre de la reine
Edições: Bertrand
Nº de Págs.: 275
Coleção: Grandes Romances
Ano de Edição: 1999
Classificação: Romance
Sinopse: Em 1626 Sylvie foi encontrada aos quatro anos no meio da floresta, vestida com uma camisa manchada de sangue e agarrando uma boneca contra o peito. A sua família acabara de ser assassinada, possivelmente às ordens do cardeal Richelieu, com o intuito de recuperar umas cartas comprometedoras. Levada para Paris por um dos netos do rei Henrique IV, o príncipe François, a menina cresce no seio da Corte, protegida pelos Vêndome, e aos quinze anos torna-se uma das aias da rainha Ana de Áustria, mulher de Luís XIII. Sem querer, Sylvie irá partilhar o perigoso segredo do nascimento do futuro Luís XIV, e enfrentar forças poderosas como o rei Luís XIII, o sinistro e tenebroso cardeal Richelieu, mas também o sádico assassino da sua mãe.

Livro 2 - O Rei do Mercado
Autor: Juliette Benzoni
Título Original: Secret d'État: Le Roi des Halles
Edições: Bertrand
Nº de Págs.: 301
Coleção: Grandes Romances
Ano de Edição: 1999
Classificação: Romance
Sinopse: Este é o segundo livro da triologia "Segredo de Estado", e conduz-nos ao apogeu de Mazarin após a morte de Richelieu. Sylvie de Valaines vai ser forçada pelo Cardeal Richelieu, a desposar o vil e infame La Ferrière que, na noite de núpcias lha entrega. Destroçada, consegue escapar e François leva-a para um esconderijo e espalha o rumor da sua morte. Sylvie terá um longo e difícil caminho a percorrer, até encontrar o seu lugar enquanto François só pensa no ódio que nutre por Mazarin, ódio que fará dele um dos chefes de Fronde, aquele que o povo em delírio chamará "O Rei do Mercado".

Livro 3 - O Prisioneiro da Máscara de Veludo
Autor: Juliette Benzoni
Título Original: Secret d'État: Le prisonnier masqué
Edições: Bertrand
Nº de Págs.: 350
Coleção: Grandes Romances
Ano de Edição: 1999
Classificação: Romance
Sinopse: Depois da morte do marido — morto em duelo por François de Beaufort — Sylvie, duquesa de Fontsomme, retirou-se para as suas terras para aí educar a sua filha Marie e o pequeno Philippe, cujo nascimento está envolto num segredo que ela preserva cuidadosamente. O jovem rei Luís XIV ordena-lhe que reintegre a Corte em Saint-Jean-de-Luz, onde se realizará o casamento com a Infanta Maria Teresa: Sylvie deve juntar-se às damas da nova rainha.É no decurso das festas do casamento real que Sylvie vai ter oportunidade de livrar de um grande sarilho um mosqueteiro apaixonado, mas pobre, o que lhe valerá a estima e a amizade do tenente d’Artagnan.
O peso dos segredos de Estado faz-se sentir. Para uma mulher profundamente atingida pelo infortúnio, será que o derradeiro dos segredos trará ainda uma esperança de felicidade?


Comentário
Nesta trilogia estamos na corte francesa do séc. XVII, nos reinados de Luís XIII e Luís XIV. Adoro a escrita de Juliette Benzoni, uma das minhas autoras favoritas, por causa do rigor histórico e dos enredos que ela própria cria, como por exemplo a relação entre Sylvie de Valaines e François, duque de Beaufort - personagens principais. Efetivamente o duque existiu mesmo, mas não se sabe muito sobre a sua vida pessoal, daí haver espaço para a ficção.
Juliette Benzoni é aclamada como a Rainha do Romance Histórico, precisamente porque faz um estudo intensivo sobre a época histórica que quer retratar, interagindo personagens reais com personagens ficcionadas, criando um enredo espetacular!
Recomendo a sua leitura!


Referências
📌 Consultar Árvore Genealógica da Família Real Francesa aqui.
📌 Ler artigo «Os Huguenotes e as guerras da religião em França» na Infopedia
📌 Imagens de alguns dos cenários escolhidos pela autora:

Palácio do Louvre

Prisão da Bastilha 

Palácio de Saint-Germain

Palácio de Fontainebleau


📌 Ver infos sobre o Cardeal Richelieu aqui.
📌 Ver mais infos sobre a Fronda aqui 👉 Fronda é uma designação atribuída à fação que, durante a menoridade de Luís XIV, se elevou contra o governo de Mazarino, tendo precipitado a guerra civil (1648-1653)
📌 Ver na Wikipedia infos sobre os mosqueteiros.
📌 Mais infos sobre D'Artagnan aqui.
📌 Ler artigo «As Mulheres e Amantes de Luis XIV» no site Executiva.
📌 Por curiosidade, no mesmo período histórico retratado, vivia-se em Portugal a Dinastia Filipina que seria derrubada em 1640. Ver mais infos em RTP Ensina.


 Desafio Literário:
📚 Bingo Profissão do Herói 2024 na categoria «Aristocrata».