© Livros com Gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: K. C. McKinnon
Título Original: Dancing At The Harvest Moon
Edições: Círculo de Leitores
Nº Págs.: 218
Temática: Romance
Ano de Edição: 1999
Sinopse: Maggie McIntyre recordaria sempre Robert Flaubert nessa noite de luar; recordaria como ele se voltara para ela, na canoa, enquanto a água marulhava suavemente em redor deles. Ele fora o seu primeiro amor e ela não conseguia esquecer como lhe dilacerava o coração ao deixá-lo, vinte e cinco anos antes. Aos quarenta e seis anos de idade, a vida tranquila e segura de Maggie altera-se completamente. Joe, seu marido há tantos anos, apaixonara-se por outra mulher. Com as filhas a estudar longe de casa e divorciada do marido, Maggie compreende que nada a prende já a Kansas City. É chegada a altura de voltar atrás, de regressar à bonita cidade canadiana, onde pela primeira vez se apaixonara num verão em que ali trabalhava como empregada de mesa num salão de baile. Prepara-se para ver novamente Rob e para lhe pedir perdão por o ter magoado. No fundo do coração acalentava a esperança de que talvez pudessem passar o resto da vida juntos... Mas quando encontra o amor da maneira mais inesperada, Maggie não tem a certeza de estar preparada para o enfrentar. E não está certamente preparada para confrontar os demónios que dominaram a verdadeira paixão contida durante toda a sua vida.
Comentário
De leitura acessível e cativante, conseguimos ler este livro num dia. Os diálogos são bons e as descrições suaves, sem serem cansativas. O tema das segundas oportunidades percorre a trama do início ao fim. As ilustrações, pontualmente presentes, são de uma simplicidade bela.
Recomendo a sua leitura ✅
Este livro conta para o 2022 Reading Challenge | Goodreads
Referências
- Como pano de fundo, podemo-nos inspirar no filme "Dança Comigo" (1987), porque a época é a mesma, tanto o livro como o filme retratam os tempos vividos dos anos 60. De facto, o filme foi baseado na adolescência da guionista Eleanor Bergstein 😉.
- Há outro ponto de referência, a música. No livro, a personagem de Robert menciona que «(...) gostar de uma boa canção era como ir a um bom psiquiatra, que provavelmente fazia melhor e custava menos». A própria autora do livro, na página dos agradecimentos, menciona Neil Young por uma canção tão bonita como "Harvest Moon" 🎧, mostrando assim a sua inspiração para o título do livro, pelo menos.
- Aqui está a lista das "Canções mais tocadas na famosa Jukebox":
1. "Blue Moon" - The Marcels 🎧 (rapaz deseja rapariga)
2. "Some Enchanted Evening" - Ezio Pinza 🎧 (rapaz encontra rapariga)
3. "Stranger in Paradise" - Tony Bennett 🎧 (rapaz apaixona-se pela rapariga)
4. "You Send Me" - Sam Cooke 🎧 (o caso torna-se sério)
5. "Ligth My Fire" - The Doors 🎧 (muito sério)