Professores forçados a esconder livros

 

A notícia é avançada pelo site ZAP.aeiou:

"Nas bibliotecas de centenas de escolas da Flórida, nos Estados Unidos, milhares de obras “inconvenientes” estão a ser guardadas fora do alcance dos alunos."

Mais um assunto polémico e grave. Desta vez digo que não concordo com o que está a ser feito, para mim isso é censura e um retrocesso à liberdade de escolha. Ainda bem que não vivo nos EUA.


Livros de 007 alterados para excluir termos considerados racistas


Este mês a Editora Puffin anunciou que os livros de Roald Dahl, um dos mais populares autores de literatura infantil, seriam alterados a favor de “linguagem mais inclusiva”.
Ora, agora é a vez da Ian Fleming Publications. A notícia surge no site  Observador onde se lê:

"Para assinalar os 70 anos do lançamento de Casino Royale, o primeiro da saga 007, a Ian Fleming Publications — empresa que detém os direitos das obras literárias — vai relançar os livros em inglês, em abril, com alterações para retirar referências consideradas racistas."

Bem, também não vou tecer qualquer comentário. Isso cabe a cada um. Simplesmente partilho a notícia para reflexão.


AS MINHAS LEITURAS: "Minha Mocidade" de Winston S. Churchill

© Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Winston S. Churchill
Título Original: "My early life: a roving comission"
Edições: Norte-Sul (Rio de Janeiro-Brasil)
Coleção: Heróis, Viagens e Aventuras
Ano de edição: 1941
Classificação: Memórias e Testemunhos

Sinopse: A fascinante história dos primeiros vinte e cinco anos da vida de Winston S. Churchill, até ao início da sua brilhante carreira no Parlamento Britânico. Da infância e dos dias de escola em Harrow e Sandhurst, o leitor segue-o no serviço activo em Cuba, na Fronteira do Noroeste, Omdurman e na Guerra dos Boeres (inclusive as suas aventuras para escapar da prisão), numa narrativa entremeada de ensinamentos políticos e fino humor.

"Relendo esta obra, vejo como tracei, quase inadvertidamente, o panorama de uma época extinta. A sociedade, as bases da política, os métodos de guerra, tudo mudou - e a tal ponto como nunca me pareceria possível em tão breve espaço de tempo sem uma violenta revolução interna. Evidentemente não considero benéficas todas essas mudanças. Convém não esquecer que eu era um filho da era vitoriana..."
{Prefácio do autor, 1930}


Comentário
Que livro tão velhinho encontrei numa arca perdida em casa de familiares🤩 nem sequer tem capa! As folhas estão amarelecidas e  quase soltas. O livro tem de ser manuseado com cuidado para não se desfazer. Também não é para menos, o livro em si tem 82 anos 😯! E apesar de tê-lo comigo há algum tempo, só agora o li.

Winston S. Churchill é uma figura pública que sempre me interessou. De vez em quando vejo na TV séries e documentários relacionados com a Segunda Guerra Mundial, e Churchill é descrito sempre como um ótimo jogador de bastidores no plano da Guerra e um político audacioso.

"Minha Mocidade" é uma porta aberta para conhecermos, na primeira pessoa, o próprio Winston S. Churchill. Na minha opinião, adorei conhecê-lo e sinto que iríamos entender-nos bem.
O autor dedica o livro a uma nova geração e deixa uma mensagem na página 76:

"Adiante, jovens do mundo inteiro, mais que nunca dois necessários para preencher o vácuo da geração dizimada pela guerra. Não tendes um momento a perder! Deveis tomar o vosso lugar nas fileiras da batalha pela vida. (...) Que nada vos desanime! Não vos deixeis nunca abater por um malogro! Não vos deixeis iludir pelo sucesso pessoal ou pela popularidade! Cometereis toda a sorte de enganos, mas, se fores francos e generosos, ao mesmo tempo que ardentes, não podereis causar mal ao mundo ou mesmo dececioná-lo. O mundo foi feito para ser enfrentado e vencido pelos jovens."

São abordados vários temas de importância histórica e factos interessantes. A guerra anglo-zulu. A diferença entre low church e high church. A forma simbólica como escolheu a via militar através dos soldadinhos com que brincava em criança. O conceito de guerra moderna e guerra antiga. A nova invenção da fotografia. As tribos Pathan. A guerra sul africana e as relações anglo-boers. O costume dos oficiais de licença exercerem a função de correspondentes (como foi o caso de Churchill) e a decisão do Ministério da Guerra de acabar com esse duplo papel: nenhum soldado poderia ser correspondente e nenhum correspondente soldado.
Destaco as curiosidades literárias que me chamaram a atenção:
Churchill desde tenra idade que nutre o gosto pela leitura e, mais tarde, pela escrita. Aos 9 anos o pai ofereceu-lhe o livro "A ilha do tesouro" de Robert Louis Stevenson. Aos 24 anos descobre a feliz coincidência de haver nos EUA um conceituado escritor de romances com o mesmo nome; trocaram cartas e chegaram a encontrar-se pessoalmente em Boston. Passado pouco tempo conheceu também nos EUA o escritor Mark Twain já de cabelos brancos, autor de obras que acompanharam Churchill na sua infância.

Referências
📌Em relação ao outro Winston Churchill, o americano, podemos ler no blogue do Canal História um artigo interessante para esclarecer dúvidas «SABIA QUE HOUVE OUTRO WINSTON CHURCHILL».
📌Em 1972 o livro foi adaptado para o cinema. O título do filme em inglês é "Young Winston" que foi traduzido para "O Jovem Leão" em português. Teve críticas muito boas, sendo indicado para vários prémios, incluindo o Óscar de 1973. No site IMDB e no site da Wikipedia conseguimos mais algumas informações.

cartaz do filme





📚
Este livro conta para o desafio literário Mant'Anual 2023 na categoria «Leitura livre, ler por prazer».

📚



NOVIDADE Livro "A mandíbula de Caim" - Torquemada

 


Em 1934, o autor das palavras cruzadas crípticas do jornal inglês The Observer, Edward Powys Mathers (conhecido pelo pseudónimo Torquemada), publicou um romance que é, ao mesmo tempo, um mistério policial e o mais difícil puzzle literário escrito até hoje. As páginas foram impressas numa ordem completamente aleatória, sendo no entanto possível - através da lógica e de uma leitura inteligente - ordená-las corretamente, revelando assim as seis vítimas de assassinato e respetivos assassinos.
Até hoje, apenas três pessoas conseguiram resolver o mistério de A Mandíbula de Caim: será capaz de se juntar à elite mundial dos amantes de puzzles literários? {WOOK}



____________________

Estou curiosa, intrigada e já adicionei à minha wishlist 😁.


NOVIDADE Livro: "Se Quiseres Voar" de Julie Fogliano

 


Livro divertido e contemplativo que aborda o crescimento de forma poética. Mensagem de amor incondicional, encorajamento para ousar fazer coisas novas e arriscadas e respeito pela singularidade de cada um. {Wook.pt}

Este livro já foi publicado em Maio de 2022 e encontra-se à venda nas livrarias e papelarias nacionais. Mas para mim é novidade! Tive conhecimento ao ler hoje uma notícia no Jornal Público «Quando ainda tudo é possível» e fiquei encantada. As ilustrações são tão bonitas! Coloquei o livro na minha Wishlist.
É um livro de poesia direcionado ao público infantil, faz parte do Plano Nacional de Leitura para a faixa etária 6-8 anos.
Como mãe, identifico-me com a linha de pensamento dos autores em relação à educação. Acredito que ainda é tudo possível enquanto são pequenos, enquanto não fizeram grandes escolhas. É realmente  necessário educar pela positiva, não "castrar" os sonhos e as ideias tão típicas da infância.

💖



NOVIDADE Livro "O olhar mais azul" de Toni Morrison

 


Livro controverso da escritora Toni Morrison chega pela primeira vez a Portugal. "O olhar mais azul" tem mais de 50 anos e continua a ser um dos mais banidos nas salas de aula e bibliotecas dos EUA.

A notícia é avançada pelo site Observador. O primeiro romance da escritora Toni Morrison, sobre a vida de uma rapariga afro-americana, mantém-se inédito até dia 16 de março, data em que chegará às livrarias portuguesas, numa tradução de Tânia Ganho e edição da Presença.
Os temas controversos do livro sobre racismo, incesto e abuso infantil levaram a numerosas tentativas de banir o romance das escolas e bibliotecas nos Estados Unidos, tornando-se o quarto livro mais proibido no ano letivo de 2021-2022.
De Toni Morrison estão publicados vários títulos em Portugal todos editados pela Presença. A autora morreu em agosto de 2019, aos 88 anos, em Nova Iorque.

Toni Morrison

Para ler o artigo completo do site Observador clicar aqui. | De momento o livro já está em pré-venda no site da editora Presença aqui.


📚

10 coisas estranhas que podem ser encontradas em bibliotecas e arquivos


"Quando pensamos em bibliotecas e arquivos pensamos automaticamente em livros. Geralmente as bibliotecas são configuradas para empréstimos diários de livros, enquanto que os arquivos armazenam documentos de importância histórica. Mas poderão estar à espreita  nalgum desses edifícios uma série de objetos muito mais bizarros!" - {Listverse}

O site Listverse fez uma pesquisa e escreveu um artigo sobre as 10 coisas mais estranhas que podem ser encontradas em bibliotecas e arquivos em todo o mundo! Desde um livro feito de queijo até à cauda de um elefante 😜. É impressionante e super super estranho! Para ler o artigo completo, em inglês, basta clicar aqui.



O engenheiro que tinha uma biblioteca secreta em casa com 70 mil livros

 

O engenheiro Bruno Schröder morreu aos 88 anos, em junho de 2022.

É uma notícia curiosíssima! Isto sim é que é paixão pelos livros!

Qualquer um de nós tem uma mini mini biblioteca em casa que pode ser uma simples prateleira ou, para quem tem mais espaço, uma divisão inteira. Mas uma casa de quatro andares transformada em biblioteca pessoal, não é costume ver-se! De facto, as prateleiras são meticulosamente construídas para aproveitar todo o espaço vazio. É uma loucura 😜!

As fotos partilhadas são espetaculares. A biblioteca foi o projeto de vida deste homem que adorava ler e colecionava livros. Ver artigo completo aqui.


❤️😄👍🏻



# 8 | Imagem com som 🎵

A ouvir "I Won't Give Up On US" 🎧 - Jason Mraz



Goodreads: Livros sobre bibliotecas e bibliotecários



Os bibliotecários são boas pessoas e as bibliotecas são bons lugares. Portanto, é lógico que os livros sobre bibliotecas e bibliotecários também devem ser bons. Certo?
A Goodreads reuniu 45 livros que apresentam elementos bibliofílicos com variações do termo biblioteca no título. Encontram-se histórias desde a Segunda Guerra Mundial, à ficção científica com viagens no tempo. Ler artigo completo aqui.



Goodreads: Prémio Não Oficial de Melhor Título de Livro

 

A Goodreads distribui ocasionalmente o Prémio Não Oficial de Melhor Título de Livro porque dar nome a um livro é uma arte e uma ciência. Neste artigo estão reunidos os 36 títulos mais recentes que chamaram a atenção.
Houve algum título que despertou interesse? É melhor colocar na wishlist 😀 Eu achei piada a "I Walk Between the Raindroops" , "Grocery Shopping With my Mother" e "The World Deserves My Children".


📚


NOVIDADE Livro: "Mundo Sepúlveda" de Luís Sepúlveda e Daniel Mordzinski

 


Em fevereiro de 2020, Daniel Mordzinski despediu-se de Luis Sepúlveda com um abraço apertado e as palavras «até breve, irmão». Estavam no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e – sem que o soubessem – a pandemia dava os primeiros passos em Portugal.
Lucho e Daniel não voltaram a ver-se. Na memória ficavam trinta anos de amizade, de histórias, de viagens. E, na gaveta, um sem-número de fotografias.
Mundo Sepúlveda é mais do que uma homenagem. Nele, as fotografias de Mordzinski juntam-se às palavras de Sepúlveda, em textos maioritariamente inéditos, num diálogo entre artes que permite conhecer melhor o autor chileno e os lugares que deram sentido aos seus dias. {Wook}



Livro em tom de homenagem. Belo pelos textos e belo pelas imagens. É um mix perfeito entre duas artes e dois amigos 🙂. Quem é fã do autor chileno devia mesmo comprar este livro que está à venda em todas as livrarias.

Livro sugerido no episódio 8 do programa Nada Será Como Dante da RTP2. É possível revê-lo na RTP Play.

# 7

 


Love is the key
💓



Quiz Literário | Se fosse uma personagem de ficção, quem seria?



Já alguma vez aconteceu ler um livro e pensar “Esta personagem sou eu”? Se sim, este teste é para si! De corações de ouro a almas introspetivas, passando por espíritos indomáveis, descubra qual é a personagem da literatura com quem mais se identifica. Pode saber qual é o seu signo do zodíaco, conhecer a fundo a árvore genealógica da sua família, mas este quiz vai dizer-lhe, com “precisão científica”, qual é o seu lugar na estante…

  1. Em que sítio prefere ler?
    a) Enroscado no sofá.
    b) No autocarro ou no metro.
    c) Numa esplanada junto ao mar.
    d) No WC. 

  2. Quais os seus livros preferidos?
    a) Grandes clássicos.
    b) Livros que fazem pensar.
    c) Livros que despertam sensações e emoções fortes.
    d) Livros divertidos – a vida é curta!

  3. O que inclui, para si, uma sexta-feira ideal?
    a) Relaxar em casa, de preferência com uma deliciosa refeição.
    b) Ir ao cinema, ver um filme desafiante.
    c) Um jantar romântico.
    d) Experimentar algo diferente e excitante.

  4. Qual é a sua parte preferida do dia?
    a) É depois da sesta que me sinto com mais energia.
    b) As manhãs, antes do resto do mundo acordar.
    c) O pôr do sol.
    d) Sou um notívago convicto!

  5. Se ficasse preso numa ilha deserta e só pudesse ter um objeto, qual destes escolheria?
    a) O meu livro preferido.
    b) Um canivete suíço.
    c) Uma recordação de infância.
    d) Fato de banho, para tirar o melhor partido da situação.

  6. Como era no ensino secundário?
    a) Um grande leitor.
    b) O melhor aluno da turma.
    c) Apaixonado: a sua disciplina favorita era… namorar!
    d) Mandava naquilo tudo.

  7. Como se comporta nas festas?
    a) Ligeiramente ansioso no início, mas depois acabo por me divertir.
    b) Acabo sempre por falar demasiado e dizer algo de que me arrependo.
    c) Prestável: queres que te traga uma bebida?
    d) A alma da festa!

  8. Neste exato momento, o que o deixaria feliz?
    a) Um chá quente e uma manta.
    b) Receber um prémio.
    c) Uma mensagem daquela pessoa especial.
    d) Um meme divertido.

  9. Se pudesse escolher livremente, onde preferia viver?
    a) Numa casa com uma grande biblioteca.
    b) No meio da Natureza.
    c) Numa ilha paradisíaca.
    d) Numa grande cidade, cheia de vida.

  10. Qual destes locais preferia visitar?
    a) Irlanda.
    b) Japão.
    c) Paris.
    d) A selva.

RESULTADOS:


Se respondeu mais A,
então é… Bilbo Baggins de "O Hobbit". Tal como o protagonista da obra icónica de J. R. R. Tolkien, prefere desfrutar de uma existência pacata, sem grandes ambições. Raramente viaja para lá do conforto da sua poltrona, mas, se for realmente necessário, é capaz de embarcar em perigosas aventuras (ainda que de forma relutante), enfrentar dragões e defender os seus companheiros com grande coragem, acabando por se tornar, assim, num verdadeiro herói – desde que depois possa regressar à tranquilidade do seu buraco de hobbit.


Se respondeu mais B
, então é… Elizabeth Bennet de "Orgulho e Preconceito". Inteligente e sensato, reflete de forma ponderada acerca de tudo e nunca se coíbe de expressar o que pensa, sem medo de hostilizar mesmo aqueles que têm uma posição social superior à sua. Tal como a heroína de Jane Austen, desafia as normas da época com a sua língua afiada – por vezes, demasiado afiada para o seu próprio bem… mas possui também um coração de ouro que acaba por levar a melhor sobre as muitas opiniões (e preconceitos!) que tem acerca do mundo e dos outros.


Se respondeu mais C
, então é… Luísa de "O Primo Basílio". Como a personagem de Eça, é romântico e sonhador. Suspira por uma paixão arrebatadora, como as dos livros que tanto gosta de ler. Para si, o amor dá sentido à vida, mais do que qualquer outra coisa. E se Luísa escrevia cartas ardentes a Basílio, é provável que o leitor escreva sms com muitos corações ou que envie áudios apaixonados por Whatsapp à sua cara-metade. Talvez goste tanto do seu amor como do amor em si mesmo – o que é bom: o mundo precisa de mais amor! Só não se esqueça de ter cuidado com as criadas, para não ter o mesmo fim trágico que Luísa…


Se respondeu mais D
, então é… Peter Pan, da obra com o mesmo nome. Algumas pessoas nunca esquecem que já foram crianças – e você é uma delas: um espírito livre e aventureiro, com grande sentido de humor, tal como a personagem de J. M. Barrie. Carismático, inspira os outros, ajudando-os a “voar”, mas o seu desprendimento pode parecer, por vezes, egoísta e inconsequente. Teimoso, recusa-se a levar a vida muito a sério, desprezando quem o faz. Em suma, personifica a essência da infância, mantendo pela vida fora a capacidade mágica de deslumbramento característica das crianças.


____________

O meu resultado é Maioria A, por isso seria Bilbo Baggins 😊!


NOVIDADE Livro: «O Perigo de Estar no Meu Perfeito Juízo» de Rosa Montero


"O perigo de estar no meu perfeito juízo" prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero de misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da «normalidade» e o valor da diferença.




_____________

Este livro é sugestão do Portal da Literatura e vou adicioná-lo à minha wishlist.



Envio de livros

 

© Livros com Gipsofila



Hoje de manhã enviei este livro para troca na Winkingbooks. E enviei outros dois livros técnicos da área de Direito que foram comprados no Marketplace da Wook (não me lembrei de tirar foto). Espero que chegue tudo em ordem aos destinatários! Fico sempre preocupada se acontece algum descuido durante o transporte.



Livros de Roald Dahl em inglês alterados a favor de "linguagem mais inclusiva"


Notícia interessante: as edições em inglês dos livros infantis de Roald Dahl, o autor do clássico infantil "Charlie e a Fábrica de Chocolate", entre muitos outros títulos, vão ser alteradas para remover linguagem considerada ofensiva por decisão da editora Puffin. Palavras como “feio” ou “gordo” desaparecem e há pormenores que são reescritos para que seja utilizada uma linguagem que a editora considera mais educativa para os tempos atuais. Ler artigo completo aqui.
____________

Algo controverso, pois nem toda a gente concorda com a alteração de uma obra escrita num tempo específico. O autor escolhe as palavras com um propósito, e se forem alteradas pode distorcer o sentido.
Contudo, desde sempre as editoras fizeram alguns ajustes no texto dos autores, pelos mais variados motivos. E é verdade que em cada edição pode haver alterações. O objetivo é agradar ao público-alvo.
Não vou tecer qualquer opinião pessoal sobre o assunto. Apenas partilho o sucedido para reflexão. 

📚


Formações Bertrand



Curso | Surrealismo Português com Rosa Azevedo
Este curso pretende mostrar que surrealismo foi este em Portugal através de poemas, pinturas e exercícios. Vamos ter Cesariny, Pacheco, O'Neill, Mário Henrique Leiria, António Maria Lisboa e outros. Vamos ter surrealismos e dadaísmos e outros ismos inventados por nós. Podem vir a horas ou chegar atrasados. Podem vir ao contrário. Podem não vir. » Inscrições «


O papel do diálogo criativo na formação de crianças perguntadoras
com a filósofa Joana Rita Sousa

A presente formação propõe-se a partir do pensamento criativo para estabelecer relações com a filosofia e, nomeadamente, com o diálogo. O que há de criativo numa proposta de diálogo? Como podemos provocar a criatividade através do diálogo? »Inscrições«



Tertúlia Feminista | A mulher e o voto em Portugal com Lúcia Vicente
Como e quando alcançou a mulher portuguesa o direito ao voto? Que ações tomaram as nossas sufragistas para exigir o direito ao voto? Foi esse direito ouvido pelos governos da I República Portuguesa? Algum homem em Portugal apoiou este desejo? Em que circunstâncias ocorreu o primeiro sufrágio feminino? Terá a mulher obtido, contra todas as expectativas, direito ao voto durante o Estado Novo? »Inscrições«


Curso | Autores portugueses esquecidos do séc. XX com Rosa Azevedo
Este curso pretende fugir ao cânone perpetuado pela academia e o ensino da literatura em Portugal. Ao longo de todo o séc. XX apenas poucos autores puderam figurar na chamada história da literatura portuguesa, nas suas sebentas e enciclopédias. Vamos falar, entre muitos outros, de Rui Caeiro, Manuel Resende, Maria Isabel Barreno, António José Forte, Maria Judite de Carvalho. »Inscrições«





# 6 | Imagem com som 🎵


 A ouvir na rádio Say You Won't Let Go 🎧 - James Arthur ft Luca Schreiner (Remix)



Espólio de Luís Sepúlveda doado a Portugal

 


A família do escritor que morreu em 2020, decidiu doar grande parte do espólio e acervo bibliográfico do autor ao município da Póvoa de Varzim, que vai criar um espaço específico para o homenagear.


__________

Que ótima notícia! Acho que é uma grande honra para o nosso país. De tantos lugares no mundo, fomos escolhidos pela nossa hospitalidade e por valorizarmos Luís Sepúlveda. Com certeza, no futuro, o espaço dedicado a este autor será visitado por muita gente, eu inclusive. Será uma daquelas coisas para colocar na To Do List 🙂.


Cinco adaptações de livros que chegam ao cinema e TV em 2023


Killers of the Flower Moon
Baseado no livro homónimo do jornalista da revista New Yorker, David Grann, esta adaptação para o cinema de Martin Scorsese passa-se na década de 1920, em Oklahoma, quando membros da tribo nativa Osage Nation foram grotescamente assassinados, sem que as autoridades conseguissem encontrar os culpados dos crimes. O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Brendan Fraser, Robert De Niro e Jesse Plemons, devendo ficar disponível no catálogo da Apple TV+ em maio.

 
Oppenheimer
O novo filme de Christopher Nolan baseia-se no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e de Martin J. Sherwin. O livro, que venceu um prémio Pulitzer em 2006, conta a história do físico a quem é atribuída a invenção da bomba atómica. O filme, que terá Cillian Murphy (Peaky Blinders) como protagonista, debruça-se sobre as questões éticas e morais da descoberta de Oppenheimer e do impacto que o lançamento das bombas teve na sua vida. O filme tem estreia mundial nos cinemas a 21 de julho.

Dune Pt.II
Timothée Chalamet, Zendaya, Léa Seydoux, Florence Pugh, Christopher Walken e Austin Butler são apenas alguns dos nomes que figuram no elenco da sequela do filme de ficção científica realizado por Denis Villeneuve. O escritor norte-americano Frank Herbert é a mente responsável pela escrita dos seis livros em que os dois novos filmes se baseiam. A história centra-se em Paul Atreides (Chalamet), um jovem que tem de viajar para planetas perigosos de forma a assegurar a sobrevivência da sua família e do seu povo. O novo filme chega aos cinemas em novembro deste ano.

Wonka
Escrito por Roald Dahl, em 1964, não é a primeira vez que a história é adaptada para o cinema. Depois do filme de 2005, protagonizado por Johnny Depp e realizado por Tim Burton, 2023 vai ser o ano em que é lançada uma nova adaptação, desta vez com Timothée Chalamet no papel de Willy Wonka. A nova versão é realizada por Paul King e conta ainda no elenco com Olivia Colman e Rowan Atkinson. A história centra-se na infância de Willy Wonka e em como este conheceu Oompa-Lompas. Deverá chegar aos cinemas mundiais apenas no final do ano, em dezembro.

Gonzo Girl
Willem Dafoe foi o ator escolhido para imitar o escritor e jornalista Hunther S. Thomson na adaptação do romance Cherly Della Pietra Gonzo Girl, que retrata os anos em que foi assistente do controverso e lendário jornalista. O filme, que assume o nome da obra literária de Della Pietra, passa-se em 1992, quando Alley Russo (Camila Morrone) consegue um novo trabalho como assistente do lendário jornalista Walker Reade (Dafoe), passando a viver na sua propriedade em Aspen, nos Estados Unidos. O filme, que marca a estreia de Patricia Arquette na realização, conta ainda com a participação da própria Arquette. A data de estreia do filme ainda não é conhecida.

__________

Mais uma coisa interessante que encontrei no feed de notícias do Google 😄. Não li nenhum dos livros que servem de base às adaptações, mas já vi dois filmes do Willy Wonka e a fábrica de chocolate dos anos 1971 e 2005.


📚   🎥.  📺


AS MINHAS LEITURAS: "O Médico Inverosímil" de Ramón Gómez de la Serna

© Livros com Gipsofila


Ficha do Livro
Autor: Ramón Gómez de la Serna
Título Original: El Doctor Inverosímil
Edições: Antígona
Nº de págs.: 246
Ano de Edição: 1998
Classificação: Contos e novelas
Sinopse: Eis aqui o relato emocionante e convincente redigido pelo desconhecido Dr. Vivar, a cuja porta vão chegando cada vez mais doentes. Há dias em que por baixo das suas janelas soa esse murmúrio que se ouve nos teatros quando o povinho pede para ver os governantes. Este médico inverosímil, que nunca faz propaganda de si mesmo, é com devoção recomendado por aqueles que curou. Às vezes parece até que os mortos abatidos pela mão desvairada de outros médicos o recomendam lá do outro mundo, transmitindo fé aos vivos.


Comentário
Comprei este livro há alguns anos numa feira do livro. O problema é que não conseguia ler de uma só vez, como se fosse um romance, são tantos pacientes, tantas vidas... Perdi ligeiramente o interesse e voltei a retomá-lo este ano. O truque será ler um caso por dia, como se fosse um conto, porque não está nada relacionado, são sempre histórias novas.
O livro em si está super bem estruturado com índice, pequena nota biográfica do autor e imagens.
***
Quanto à história... Inverosímil quer dizer que não parece verdadeiro, mas sim incrível no contexto deste médico. Realmente é uma filosofia de vida fantástica, pois ele cura de uma maneira tão simples e inesperada, que parece mentira. Uma barba por fazer, uma fotografia guardada ou até o pó das prateleiras podem ser a causa das maleitas! Realmente há pequenas coisas que fazem diminuir a nossa auto-estima ou o nosso apreço pela vida, e o corpo sente.
No final, é um bom livro e aconselho a sua leitura!


Referências
Este livro faz-me lembrar um outro que li e partilhei no meu antigo blogue "Cinquenta Histórias Pouco Clínicas Mas Muito Cínicas", de Artur Couto e Santos.


📚
Este livro conta para o desafio Bingo Profissão do Herói 2023 na categoria «Médico», realizado pelo blogue Tantos Livros Tão Pouco Tempo.


NOVIDADE Livro: "Como Educar Crianças Desafiantes" da Laura Sanches




Um livro indispensável para pais e cuidadores adquirirem ferramentas de compreensão, gestão e acolhimento das necessidades, sentimentos e emoções das crianças difíceis de educar.

________


Estava eu a ler notícias no Google quando aparece este artigo da CNN Portugal «Corre muito a ideia de que, no momento das birras, as crianças estão descontroladas e os pais têm de ficar calmos. Não é realista nem necessário». Chamou-me a atenção, decidi ler e gostei. Afinal é o lançamento de um novo livro desta psicóloga Laura Sanches, que me pareceu muito interessante. Por acaso, até coloquei na minha wishlist.
O livro é das edições Manuscrito, que pertence ao Grupo Presença. Está à venda em todas as livrarias físicas e digitais.


Passatempos de livros


Estão a decorrer 3 passatempos no site Sapo Lifestyle onde podemos ganhar livros 😄. Não custa nada tentar a sorte! Atenção aos prazos. Bora lá!

 

Dia 14 Fevereiro ❤️

© Livros com Gipsofila

Hoje é dia dos namorados ❤️ Partilho a página 14 do livro que estou a ler: "Em nome da terra" de Vergílio Ferreira 🙂.


Troca de Livros

© Livros com Gipsofila

Utilizo a plataforma Winkingbooks há muito tempo. Já falei nela aqui no blogue.
Estes são os livros que acabei de enviar pelo correio.


 

AS MINHAS LEITURAS: "O Embusteiro" - Frederick Forsyth

 

© Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Frederick Forsyth
Título Original: The Deceiver
Edições: Livros do Brasil
Nº de Págs.: 458
Coleção: Coleção Dois Mundos
Ano de edição: 1991
Classificação: Romance
Sinopse: Na mesma linha de "O Negociador" e de outras obras que também alcançaram enorme êxito a nível mundial, Frederick Forsyth aborda neste seu romance a atividade do Serviço Secreto SIS (Secret Inteligence Service). O termo da Guerra Fria pusera em cheque o trabalho desenvolvido por um dos agentes mais em foco durante os anos 80, ao ponto de levá-lo a solicitar um inquérito, conduzido pelo Deputado-Chefe do SIS, reviverão, assim, quatro casos empolgantes de cuja apreciação dependerá o futuro de uma personagem memorável: Sam McCready, o embusteiro.

Comentário
Fantástico, é um livro absolutamente fantástico! A escrita é excelente, os diálogos ricos, mas a história... impressionante! É o jogo de xadrez da espionagem internacional no tempo da Guerra Fria! Adoro!
Destaco as palavras que me acompanharam ao longo do livro e seu significado:
  • Trânsfuga - Pessoa que deserta e passa para o inimigo.
  • Preço da noiva - Nome código dado às informações e documentos que o trânsfuga tem para "pagar" a sua mudança de lado.
  • Perestroika  e Glasnost - Reestruturação do sistema político e económico na antiga URSS, na década de 80, por Mikhail Gorbatchev.
  • Agentes de desinformação - Pessoas qualificadas para espalhar boatos e informações erradas, ou para ludibriar o lado inimigo.
O mundo da espionagem e da política internacional é espetacular! "O Embusteiro" é mais um livro que comprova isso, devido às experiências reais que o autor Frederick Forsyth teve na sua carreira profissional dando autenticidade às histórias.

Tenho vontade de ler mais livros deste autor e também aconselho vivamente que o façam 😉


Referências
A chancela Livros do Brasil está nas livrarias nacionais com nova imagem e renovado trabalho editorial. A prestigiada Coleção "Dois Mundos" dedicada à grande literatura universal também tem novas adições ao seu catálogo (🔙clicar no link para mais infos).



📚
Este livro conta para o Desafio Mant'Anual 2023 na categoria «Livro que querias ler em 2022».


Goodreads: 39 livros tão grandes que podem ser usados como batentes de portas!

 


A sugestão está no site do GoodReads: ainda estamos no início do ano para grandes planos, então porque não sonhar em grande? Com esse espírito, reuniram uma lista de "Doorstopper Books“ – volumes de livros enormes com mais de 500 páginas para o leitor verdadeiramente intrépido. Alguns livros são recentes e não foram traduzidos para português, enquanto que outros já se tornaram clássicos e são conhecidos do público em geral.  Por acaso, não li nenhum destes livros 😅 A lista contém os títulos em inglês.
  • "The Deluge" (2023) - Stephen Markley
  • "Age of Vice" (2023) - Deepti Kapoor
  • "Demon Copperhead" (2022) - Barbara Kingsolver
  • "Babel" (2022) - R. F. Kuang
  • "To Paradise" (2022) - Hanya Yanagihara
  • "Ordinary Monsters" (2022) - J. M. Miro
  • "Fairy Tale" (2022) - Stephen King
  • "Cloud Cuckoo Land" (2021) - Anthony Doerr
  • "The Lincoln Highway" (2021) - Amor Towles
  • "2666" (2004) - Roberto Bolaño
  • "The Stand" (1978) - Stephen King
  • "Jerusalem" (2016) - Alan Moore
  • "1Q84" (2009) - Haruki Murakami
  • "Ducks, Newburyport" (2019) - Lucy Ellmann
  • "Underworld" (1997) - Don Delillo
  • "The Pilars of Earth" (1989) - Ken Follett
  • "Black House" (1852) - Charles Dickens
  • "War and Peace" (1865-1869) - Liev Tolstoi
  • "Outlander" (1991) - Diana Gabaldon
  • "Dune" (1965) - Frank Herbert
  • "Jonathan Strange & Mr. Norrel" (2004) - Susanna Clarke
  • "Infinite Jest" (1996) - David Foster Wallace
  • "Middlemarch" (1871) - George Eliot
  • "The Eye of the World" (1990) - Robert Jordan
  • "A Brief History of Seven Killings" (2014) - Marlon James
  • "The Secret History" (1992) - Donna Tartt
  • "A Little Life" (2015) - Hanya Yanagihara
  • "The Luminaries" (2013) - Eleanor Catton
  • "Life After Life" (2013) - Kate Atkinson
  • "The Rose Code" (2021) - Kate Quinn
  • "The Name of the Rose" (1980) - Umberto Eco
  • "Cryptonomicon" (1999) - Neal Stephenson
  • "Lonesome Dove" (1985) - Larry McMurtry
  • "The Other Boleyn Girl" (2001) - Philippa Gregory
  • "The Passage" (2010) - Justin Cronin
  • "A Suitable Boy" (1993) - Vikram Seth
  • "Almanac of the Dead" (1991) - Leslie Marmon Silko
  • "I Hotel" (2010) - Karen Tei Yamashita
  • "The Brothers Karamazov" (1879) - Fiodor Dostoievsky
 
A expressão «Doorstopper Books» é um termo literário comum que se refere a um livro tão grosso e pesado que pode ser usado como batente de porta... ou uma arma.. ou substituir halteres...  😄 Pesquisei aqui esta expressão.