O autor argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, criou uma personagem que se tornou numa das mais improváveis comentadoras políticas da atualidade, Mafalda, uma menina que detestava sopa, adorava os Beatles e tinha monólogos preocupados e existencialistas, em frente a um globo terrestre.
Entretanto, passaram 60 anos e, para assinalar esta data da irreverente e contestatária Mafalda, a Iguana, chancela da Penguin Random House, reedita em Portugal todas as suas tiras numa nova edição.
"Toda a Mafalda" é uma "edição completa que reúne todos os desenhos e tiras que Quino, o seu brilhante criador, fez da sua personagem mais querida. Com prefácio de Umberto Eco, que considera a Mafalda 'a heroína do nosso tempo', esta edição inclui uma contextualização histórica das tiras, homenagens de personalidades internacionais e portuguesas do mundo das artes e do espetáculo, entre outros materiais inéditos, que nos mostram que, após sessenta anos, as observações ousadas e perspicazes da Mafalda continuam tão pertinentes como nunca", lê-se na sinopse da obra.
O livro conta ainda com diversa informação que ajuda a contextualizar a personagem e os acontecimentos históricos da época.
|