AS MINHAS LEITURAS: "Um País para lá do azul do céu" de Susanna Tamaro

 

Livros com gipsofila

Ficha do Livro

Autor: Susanna Tamaro
Título Original: Fuori
Edições: Editorial Presença
Nº de Págs.: 93
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2006
Classificação: Romance
Sinopse: Apologista de valores humanitários essenciais à estrutura das sociedades Tamaro levanta o véu aos problemas da emigração ilegal. Em Um País Para Lá do Azul do Céu quatro histórias de sofrimento cruzam-se num olhar agudo e incisivo sobre comportamentos de xenofobia, desenraízamento social e exclusão a todos os níveis. Neste seu novo livro Susanna Tamaro revela-nos o ponto de vista dos mais fracos, oprimidos e vítimas das adversidades da vida. Indefesos e sem qualquer poder reivindicativo geram sentimentos de frustração, impotência e ansiedade. Uma obra que nos alerta para a forma como lidamos com os mais desprotegidos e que apela à consciência colectiva dos governantes de todo o mundo.


Comentário
Nesta época natalícia somos chamados à solidariedade e interajuda com os mais frágeis e desfavorecidos da sociedade. Estas quatro histórias poderiam ser bons exemplos disso, mas não são. Como a autora Susanna Tamaro afirma: «há muitas tragédias que são devidas a falhas de comunicação». O flagelo das guerrilhas nos países de origem e a falta de condições de vida são dois dos motivos que levam homens e mulheres a migrar para outros países. Não é preciso exemplificar porque, infelizmente, ainda se vê por todo o mundo situações dessas.
Este é um livro que dói! É um livro que faz-nos recordar que é necessário combater sempre a indiferença pelo outro, que é necessário ajudar sempre o outro. Nós somos todos humanos, somos iguais, temos um coração que sente. Para quê tanto sofrimento?
Susanna Tamaro é uma das minhas autoras favoritas. Recomendo a leitura da sua obra!



Referências
📌 Sobre a autora no Portal da Literatura.
📌 Livro à venda na Editorial Presença.



Desafio Literário:
📚 Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2024 na categoria «Livro até 140 páginas».