![]() |
| © Livros com gipsofila |
Ficha do Livro "O Gato Que Salvava Livros"
Autor: Sosuke Natsukawa
Título Original: Hon O Mamoroutosuru Neko No Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 160
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2022
Classificação: Romance
Título Original: Hon O Mamoroutosuru Neko No Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 160
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2022
Classificação: Romance
Sinopse: Envolto numa aura de aconchego, ternura e felicidade, este é um romance que celebra os livros, os gatos e as pessoas que os adoram.
Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.
Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.
Uma história comovente sobre esperança, altruísmo e o enorme poder dos livros, para todos os que veem neles muito mais do que apenas um conjunto de palavras impressas em papel.
Ficha do Livro "O Gato Que Salvava Bibliotecas"
Autor: Sosuke Natsukawa
Título Original: Kimi o Mamoroutosuru Neko no Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 192
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2025
Classificação: Romance
Título Original: Kimi o Mamoroutosuru Neko no Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 192
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2025
Classificação: Romance
Sinopse: Se fomos felizes uma vez, porque não voltar a estar com um dos gatos mais adorados do mundo? Regresse ao aconchego e descubra onde anda Tigre, o gato que salvava livros e… bibliotecas.
Se ainda não conhece Tigre, está na altura de o fazer. Nanami, uma menina de 13 anos que adora ler, está prestes a encontrá-lo, e a sua vida mudará para sempre. no meio da biblioteca, que é uma segunda casa para ela, Nanami está com os seus melhores amigos: os livros. Mas, agora, alguns deles estão a desaparecer das estantes, e ela suspeita de um homem de fato cinzento. Há qualquer coisa nele que não bate certo. E se o seguisse?
Quando Tigre, um gato malhado falante, aparece para a avisar sobre o perigo que pode estar a correr, Nanami une-se a ele e, juntos, tentam encontrar todos os livros desaparecidos. Porém, nada pode prepará-los para a aventura que estão prestes a viver…
Enternecedor e maravilhoso, envolto em sabedoria japonesa, este é um romance que nos mostra o poder dos grandes livros e nos lembra de que devemos sempre guiar-nos pelo que nos faz crescer na vida: conhecer-nos a nós mesmos e iluminar o caminho com a luz da nossa alma, procurando o que nos aconchega o coração.
Comentário
Comprei estes livros o ano passado na Feira do Livro no Porto. Escolhi-os pela capa, título e sinopse. Sim, também sou daquelas pessoas que gostam da temática «Livros», «Bibliotecas», «Livrarias» e afins nos livros. Para mim é um tema que nunca se esgota, tal como os livros e seus autores. Também gosto de «Gatos e Livros» e de «Flores e Livros» - há imagens tão bonitas! 😍
Focando agora nestas duas leituras: gostei muito! Este é apenas o terceiro autor japonês que leio e nota-se traços da sua cultura, nomeadamente o ritual da vénia, o ritual do chá e a simbologia do gato (boa sorte, prosperidade, proteção e sabedoria). A mensagem passada pelo autor é óbvia e simples: os livros são importantes, juntamente com as livrarias alfarrabistas e as bibliotecas. Um livro nunca passa de moda e essa é a magia 🪄. Fiquei admirada com tantas referências a livros e autores ocidentais. Não sei se foi estratégia de marketing para poder chegar a mais públicos, mas resultou muito bem porque senti-me conectada com a narrativa. O Gato Tigre apareceu às personagens Rintaro e Nanami numa fase em que as suas vidas estavam estagnadas, ajudando-os a adquirir a confiança necessária para seguir em frente e continuar a viver a vida - eu própria senti que também precisava do Gato Tigre para participar numa aventura tipo Alice no País das Maravilhas.😸
Comecei o ano de 2026 muito bem acompanhada! Recomendo a sua leitura!
Desafio Literário
📚Bingo Profissão da Personagem Principal na categoria "ALFARRABISTA".
📚Mant'Anual 26 nas categorias «Livro de Um Autor Que Nunca Leste» e «Lombada ou Título a Branco».
Booktrailer
