Vi novamente os filmes intercalando com a leitura dos livros, para conseguir reparar melhor nas diferenças. Obviamente é impossível fazer um filme para cada livro, devido ao limite do tempo, e por isso é necessário cortar algumas (ou muitas) partes. Mesmo assim, acho o esforço meritório e os filmes continuam a ser muito bons! É preciso lembrar que a obra é a visão do seu autor, por isso, cada filme é a visão de Peter Jackson, que dirigiu e produziu. Eu até posso não concordar com as personagens de Merry e Pippin nos filmes, alegando que nos livros têm uma personalidade mais razoável e sensata, mas no fundo são eles que dão um certo ar cómico às cenas com as suas traquinices. Também a nível temporal posso não concordar com o desenvolvimento dos acontecimentos, mas voltamos ao mesmo, um filme dura no máximo três horas, não se pode estender mais porque deixava de ser um filme e passaria a ser outra coisa qualquer.
Transcrevo um excerto do artigo que li no Magazine HD:
O Senhor dos Anéis terá sido, possivelmente a mais difícil adaptação de sempre. Primeiro pela magnitude da obra, com um vasto leque de personagens, diferentes culturas e línguas, e pelos efeitos especiais necessários, mas essencialmente porque falamos de um dos livros mais vendidos de sempre, e indiscutivelmente, um dos melhores, com uma legião de fãs que nenhum outro livro tem, e que olharam para o anúncio da adaptação com algum receio, também aumentado pelo facto de o realizador Peter Jackson ser na altura um nome muito pouco sonante.
Com o peso de fazer o que muitos achavam impossível (adaptar a obra de Tolkien), o grande trunfo de Peter Jackson foi ter argumentistas que conheciam plenamente este mundo e que eram fãs inveterados. A partir daqui sabemos que o essencial estará na tela, desde que haja competência, e neste caso, houve muita!
_____
Foi uma experiência muito boa ver os filmes primeiro, e agora, passados alguns anos, voltar a vê-los depois de ler os livros. Não senti que os filmes me desiludiram, até pelo contrário, consigo entender melhor a escolha de Peter Jackson e da sua equipa em relação a alguns pontos. Continuo a admirar o trabalho feito pelos atores, sobretudo o ator Andy Serkis que fez a personagem Gollum. Continuo a admirar os cenários e as paisagens lindíssimas. Continuo a admirar a banda sonora. Continuo a admirar o figurino. Peter Jackson deu vida a esse mundo da Terra Média. Ponto de exclamação!
Links de referência:
📌 Wikipedia - O Senhor dos Anéis (série de filmes) - onde contém informações relevantes sobre cada um dos três filmes.
📌 Magazine HD - Ler artigo «Do Livro à Tela – O Senhor dos Anéis».
📌 Partilho dois vídeos onde Peter Jackson e alguns atores são convidados a falar da sua experiência nos filmes, o making of por detrás das câmaras.