Livros com Gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Mario Puzo
Título Original: "The Godfather"
Edições: Bertrand
Nº de págs.: 578
Ano de edição: 1972
Classificação: Romance
Sinopse: O Padrinho é sem dúvida um documento apaixonante sobre um meio que o autor conhece incontestavelmente bem - a máfia siciliana e o seu prolongamento americano, o mundo à parte formado pelos imigrantes italianos nos EUA que procuram no espírito de clã e numa fidelidade total a esse espírito uma proteção que não encontram na sociedade americana.
É da vida e da morte, do amor e do ódio desses italianos, agrupados em famílias poderosíssimas, dominando negócios legais e clandestinos que envolvem milhões de dólares, com um poder absoluto sobre os seus membros, ligados pela omerta - lei do silêncio - que o autor nos leva a participar através da notável figura de Don Corleone, o Padrinho, dos seus filhos, dos seus consigliori e dos seus numerosos afilhados.
A tentativa de assassínio de Don Corleone, alvejado a tiro numa rua de Nova Iorque, é o prelúdio de uma guerra sangrenta entre as cinco principais famílias da máfia nova-iorquina, que irá minar as estruturas do poderoso império da família Corleone. As personagens de segundo plano sobem à cena e mostram-se tal como são: impulsivas como Sonny, o filho mais velho, frouxas e sem vontade como Fredo, o do meio, ou enérgicas e corajosas como Michael, o mais novo, o menos ligado à família, o mais americano, que se revelará o único com envergadura de um Don.
Na era da violência gratuita em que vivemos, o livro de Mario Puzo impressiona-nos pela coerência e rigor ético dos seus heróis (ou anti-heróis, como quisermos chamar-lhes), os quais travam uma guerra que, embora extrema, obedece ainda a regras de lealdade e de respeito pelo adversário perdidas já na memória do tempo.
Comentário
"O Padrinho" é um livro de culto: tornou-se um dos meus livros favoritos. A mestria de Mario Puzo na escrita é sublime: tornou-se um dos meus autores favoritos. E de facto, não há muito mais a dizer. Recomendo vivamente a sua leitura!
Referências
📌 A obra de Puzo teve continuidade, publicando ainda os seguintes livros: O Siciliano, O Último dos Padrinhos e Omertà.
📌 Ler artigo do site NIT «Como o livro de “O Padrinho” deu origem a um dos melhores filmes de sempre».