AS MINHAS LEITURAS: "David Copperfield" de Charles Dickens

 

Livros com gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Charles Dickens
Título Original: David Copperfield
Edições: Casa do Livro, editora
Nº de págs.: 181
Coleção: Coleção Azul
Ano de Edição: 1979
Classificação: Romance
Sinopse: Obra-prima do realismo inglês, David Copperfield é o grande romance de formação de Charles Dickens e seu livro mais pessoal. Um dos maiores romances da literatura mundial, David Copperfield tem entre seus leitores gerações sucessivas de escritores do porte de James Joyce, Kakfa, Virginia Woolf e Tolstói, para quem é fonte de inspiração permanente. A lista inclui também o próprio Charles Dickens, que considerava o livro "seu filho favorito". Publicada como folhetim entre 1849 e 1850, a história é um clássico relato de formação de um menino descobrindo um mundo que é, ao mesmo tempo, mágico, assustador e terrivelmente real. Dickens constrói esse universo de forma brilhante, emprestando a ele partes substanciais de sua própria biografia, mas usando como amálgama a sua inventividade incomparável como ficcionista e as tintas mais acuradas do realismo inglês do século XIX. Assim, seguimos a vida de David, desde a sua infância pobre e difícil até a descoberta da vocação de escritor, numa jornada repleta de aventuras cômicas, sentimentais e por vezes trágicas. É impossível não se comover com o destino de David e não se deliciar com o fabuloso elenco de personagens que cruzam e acompanham seu caminho — o padrasto cruel Murdstone; o irresponsável Micawber; a frívola e encantadora Dora; e o humilde porém traiçoeiro Uriah Heep.

Comentário
Li este livro por causa de um desafio literário e gostei. A narrativa fez-me lembrar Oliver Twist, devido à negligência sofrida pelas crianças em geral - realmente na época não se valorizava a infância como hoje, a vida era  totalmente diferente. E sinceramente doeu-me ler. Para mim as crianças deviam ser protegidas e compreendidas pela família, mas nem sempre acontece; e aqui neste livro vemos vários infortúnios que alteram a vida desta criança David Copperfield.
Ao mesmo tempo, este livro é uma luz de esperança! Apesar das dificuldades que se interpõem no caminho da vida, a esperança nunca morre e isso dá frutos! David Copperfield consegue ter uma vida boa, fruto do seu trabalho, sacrifício, perseverança e paciência; e claro, graças ao ingrediente principal, o amor. Porque uma vida sem amor é vazia e deserta, tal como o personagem Uriah Heep.
Adoro clássicos! E recomendo vivamente este!


Referências
📌 Consultar na Wikipedia.
📌 Adaptação para filme "David Copperfield" (1999) com Daniel Radcliffe no papel de David Copperfield em criança, e outros atores de renome como Ian McKellen, Maggie Smith, Imelda Staunton, Bob Hoskins, Alun Armstrong e Pauline Quirke.



📌 Adaptação para filme "A Vida Extraordinária de David Copperfield" (2019) aqui. Também com atores de renome nos papéis principais, como Dev Patel e Hugh Laurie.








📚
Este livro conta para o desafio literário 

📚