Livros com gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Wilbur Smith
Título Original: Eagle in the sky
Edições: Seleções do Reader's Digest
Nº de Págs.: 154
Coleção: Livros Condensados
Ano de Edição: 1987
Classificação: Romance
Sinopse: David e Debra pareciam possuir todos os requisitos da felicidade: juventude, beleza e uma imensa riqueza. Como piloto da Força Aérea de Israel, David Morgan tinha uma causa por que lutar; Debra Mordecai desenvolvia o seu talento de escritora. Ambos viviam possuídos da felicidade do amor que tinham acabado de encontrar. Subitamente, porém, a tragédia abateu-se sobre eles, e o futuro, que fora rico em promessas, parecia agora desesperadamente negro e estéril. Então, uma volta estranha do destino permitiu que ambos criassem uma vida de realização perfeita, raramente conseguida. Na profundeza da selva africana encontraram uma nova felicidade na Natureza e em si próprios e forjaram laços de dedicação suficientemente fortes para resistirem à mais dolorosa das experiências. A sua história de amor eleva-se acima do lugar - e será recordada muito depois do voltar da última página.
Comentário
No contexto atual da guerra entre Israel e o Hamas, este livro acenta como uma luva. Na primeira parte do livro, se é que podemos dizer assim, deparamo-nos com os mesmos problemas que existem agora naquela região: instabilidade, insegurança, desconfiança, ofensivas militares, civis feridos... Os protagonistas da história sofrem na pele as consequências dessa guerra, representando todos os homens e mulheres que, na vida real, viram (e ainda vêem) a sua vida alterada ou abruptamente tirada.
Wilbur Smith confessa que é uma obra com um significado muito especial, cuja ação foi em grande parte realmente vivida e profundamente sentida. Ele visitou Israel, a título de pesquisa para este livro, pouco tempo antes de rebentar a Guerra de Yom Kippur (outubro 1973).
O autor faz referências à gastronomia, às praias do Mar Morto e ao oásis de Ein Gedi, a importância da Estrela de David, à organização militar israelita e aos grupos militares palestinianos El Fatah e Setembro Negro.
A segunda parte do livro passa-se na África do Sul, no Parque Nacional Kruger onde a caça furtiva de animais selvagens é o problema com que os protagonistas se deparam, trazendo-lhes igualmente muitos dissabores.
Pessoalmente considero este romance muito bem construído, todas as cenas estão impregnadas da realidade, com os seus cheiros e sons, cores e sensações. A narrativa e os seus personagens foram inspirados em pessoas e situações reais, e isso faz com que a obra viva e perdure no tempo. Recomendo 100% a sua leitura!
Referências
📌 Site oficial do autor Wilbur Smith aqui.
📌 Informação sobre o livro na Wikipedia.
Desafio Literário
📚