Portal da Literatura: livros em destaque

 


O Protocolo Caos

Um homem encapuzado sai do carro e abre fogo contra a multidão. Morrem dezenas de pessoas, incluindo bebés. Depois do massacre, tira a máscara e revela a sua identidade: Tomás Noro...

Ver mais

Toda a gente tem um plano

Esta é a história prodigiosa e trágica de Calita, um rapaz negro que tem um plano para a vida. Um retrato do que não vem na literatura bem-comportada –e que nos deixa sem respiraçã...

Ver mais

Os Dias Contados

Quando o compositor Flores Baltazar regressa, com o filho e a mulher, de umas malogradas férias de esqui durante as quais se feriu com gravidade, apodera-se da família um mal-estar...

Ver mais

Sonhos de Bronze

O ex-marido de Faye está morto, mas ela continua sob a ameaça do pai, que está em fuga da prisão. O homem que deveria ser a sua rede de segurança é o seu maior medo. E não é apenas...

Ver mais

O Estado das Coisas

Este livro oferece uma visão e uma partilha de ideias, resultado de diferentes acontecimentos que nos levam a refletir sobre O Estado das Coisas num mundo cada vez mais globalizado...

Ver mais

O Café Pumpkin Spice

Jeanie está pronta para uma mudança de ritmo e deixa seu emprego em Boston e vai para uma pequena cidade na Nova Inglaterra.Aqui ela conhece um rapaz, aparentemente mal-humorado, q...

Ver mais

A Maldição

Bruce Cable, dono de uma livraria no paraíso na terra que é Camino Island, acaba de contar à sua amiga e escritora Mercer Mann uma história irresistível que pode muito bem tornar-s...

Ver mais

O Centro da Terra

Em “O Centro da Terra”, José Tolentino Mendonça procura capturar o informe irrecuperável da infância, o tempo transitório do presente que sempre se adianta para fazer nascer ou mor...

Ver mais





Eleição de Trump é "o fim de um sonho para uma América de maior igualdade". Vontade de deixar o país é "bastante grande"

O norte-americano fala numa "polarização entre o rural e o urbano"
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens (arquivo)

Richard Zimler confessa, na TSF, acreditar que a vitória de Trump representa uma "mudança psicológica muito grande" para muitos norte-americanos, que passam agora a ter "um fascista, misógino e mentiroso compulsivo" na Casa Branca. O escritor norte-americano Richard Zimler confessa estar "muito perturbado" com a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, afirmando que o "sonho para uma América de maior empatia, igualdade e solidariedade terminou".





Literatura, ou a voz dos outros



O período estival conheceu a publicação de uma Carta do Papa Francisco sobre o papel da literatura na formação. O documento foi habitado pelo desejo de pensar o contributo da literatura para a formação dos padres católicos. Mas o alcance da reflexão alargou os horizontes para o plano mais amplo da formação humana. O texto chegou sem alarido. Não mereceu o destaque de outros textos, que se apresentaram em linha com a agenda global. Mas é certo que um olhar rápido pelos media de referência, em diversos países, depressa descobre que o texto encontrou a empatia de muitas vozes, em diversos setores culturais.

Talvez seja importante recordar que os pronunciamentos autorizados da Igreja católica romana sobre literatura nem sempre foram recebidos como “boas notícias”. Tenha-se presente o famoso “Índice dos livros proibidos”, oficialmente abolido apenas em 1966. Nesse “índice”, encontravam-se reunidos autores como Stendhal, Hugo, Sand, Flaubert, Larousse, Gide, France ou Sartre. Como noutras circunstâncias, o Papa Francisco adota uma estratégia de inversão de perspetiva. Não se trata de traçar as fronteiras entre “boas ou más leituras”. Trata-se de trazer para o debate contemporâneo o papel educativo e formativo da literatura. A argumentação desta carta parte da evidência de que a literatura nos obriga a escutar a voz dos outros, descobrir o “outro” que há em nós, habitar mundos diversos, descentrando-nos e abrindo-nos à aventura da empatia. Essa é uma via de superação dos riscos de confinamento dos indivíduos na sua bolha obsessiva ou narcísica.

Por Alfredo Teixeira





📚 Dos monstros aos santos. Há leituras para todos os gostos.

 

Newsletter


Olá, 

Em vésperas de Halloween e de Dia de Todos os Santos, é tempo de ver onde andam os maus e os bons da literatura. 

Para quem gosta de terror a sério ou apenas de histórias com uma pitada de sustos e sobrenatural, estas são algumas sugestões de leitura para estes dias: 

"A Festa das Bruxas", de Agatha Christie — Numa festa da Noite das Bruxas, Joyce, uma jovem fã de livros policiais, confessa ter já assistido a um assassinato. Mas ela tem fama de contadora de histórias mirabolantes e ninguém lhe presta atenção. Porém, quando Joyce é encontrada morta nessa mesma noite, todos se perguntam se esta última história não teria um fundo de verdade.

"Carrie", de Stephen King — Cinquenta anos depois da primeira edição, esta continua a ser a história de Carrie White, a rapariga inadaptada do liceu em Chamberlain, no Maine, que descobre gradualmente que consegue provocar o movimento de objetos apenas com o poder da mente. O seu dom, mas também a sua maldição, é firmemente reprimido, como tudo o resto em Carrie. Subjugada por uma mãe dominadora e ultrarreligiosa e atormentada pelos colegas na escola, o seu desejo para se integrar conduzirá a um confronto dramático durante a noite do baile de finalistas.

"O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde", de Robert Louis Stevenson — Esta é a história de um reputado médico, Dr. Jekyll, que inventa uma fórmula química capaz de isolar a maldade da sua personalidade. Esta descoberta permite-lhe alimentar um impulso antigo e vaguear pela noite, livre de quaisquer constrangimentos morais, espalhando o terror na cidade.

Por outro lado, para quem prefere referências sobrenaturais, mas numa perspetiva mais divina, há também várias obras disponíveis: 

"Joana D'Arc", de Mark Twain — Uma mera criança, ignorante, iletrada, uma pobre aldeã desconhecida e sem influência, encontrou uma grande nação acorrentada, indefesa e sem esperança sob domínio alheio, o Tesouro falido, os soldados desalentados e dispersos, o espírito entorpecido, a coragem morta no coração do povo graças a longos anos de ultraje e de opressão estrangeira e interna, o seu rei intimidado, resignado ao destino e preparando-se para abandonar o país. E ela pousou a mão sobre esta nação que se ergueu e a seguiu. 

"A Cabana", de Wm. Paul Young — As férias de Mackenzie Allen Philips com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada, brutalmente assassinada. Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar ao local — e a sua vida muda para sempre. 

"Conclave", de Robert Harris — O Papa morreu. Por detrás das portas trancadas da Capela Sistina, cento e dezoito cardeais vindos de todo o planeta preparam-se para votar na eleição mais secreta do mundo. São homens santos. Mas têm ambições. E têm rivais. Ao fim das próximas setenta e duas horas, um deles tornar-se-á a figura espiritual mais poderosa da Terra.

Boas leituras, 

Alexandra Antunes





Celebre os 25 anos de Harry Potter em Portugal! 👓⚡

25 Anos de Harry Potter em Portugal

Harry Potter encanta leitores há várias gerações com a sua extraordinária jornada em Hogwarts e, para celebrar o aniversário de publicação do primeiro livro em Portugal, temos novas edições de toda a saga com capas exclusivas do ilustrador Mário Belém!

COMPRAR
Mário Belém é o primeiro ilustrador português a conceber a imagem da série completa Harry Potter. 

«O ponto de partida para criarmos este conjunto de capas foi imaginar uma mala de viagens antiga [...] captando diferentes momentos na jornada do Harry (sou apaixonado por esse estilo de ilustração rétro).

A partir daí, cada livro foi analisado à lupa, na tentativa de identificar os momentos e símbolos mais importantes, que fossem facilmente reconhecidos para criar estes mosaicos visuais da história de Harry.»
 


«Das melhores memórias que tenho da minha infância, numa escola inglesa, foi devorar livros sobre mundos fantásticos.

Estas histórias transportam leitores para diferentes lugares, e eu quis proporcionar aos leitores do Harry Potter a mesma experiência. São livros que nos levam para um lugar feliz.»
ONDE TUDO COMEÇOU

Vinte e cinco anos depois da publicação, em português, do primeiro volume – Harry Potter e a Pedra Filosofal – celebramos a magia da série escrita por J.K. Rowling com fãs de todas as idades.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

«O sobrescrito era pesado e espesso, de uma espécie de pergaminho amarelado, e a morada vinha escrita a tinta verde-esmeralda. Não trazia selo. Voltando o sobrescrito ao contrário, com as mãos a tremer, Harry viu um selo de lacre cor de púrpura com um brasão onde podia distinguir-se um leão, uma águia, um texugo e uma serpente envolvendo a letra H.»
TODOS OS LIVROS DA SÉRIE


Portal da Literatura: livros em destaque

 


O Centro da Terra

Em “O Centro da Terra”, José Tolentino Mendonça procura capturar o informe irrecuperável da infância, o tempo transitório do presente que sempre se adianta para fazer nascer ou mor...

Ver mais

Advento

Todos os anos, no primeiro domingo de Advento, Benedikt, um homem simples, ruma às montanhas arriscando a sua vida para resgatar as ovelhas perdidas nas altas pastagens, prestando ...

Ver mais

Tudo-Está-Ligado

Tudo na vida do major Santiago está prestes a mudar. Após um acidente traumático, que o obriga a reformar-se antes de tempo, sente necessidade de abandonar a capital e regressar à ...

Ver mais

A Revolução

Esta é a história de uma revolução, de um tesouro, e de um homem. A revolução é a do México, no tempo de Emiliano Zapata e Francisco Villa. O tesouro é de quinze mil moedas de our...

Ver mais

A Mercearia Céu & Terra

Em 1972, quando os trabalhadores de Pottstown, na Pensilvânia, escavavam as fundações de um novo empreendimento imobiliário, a última coisa que esperavam encontrar era um esqueleto...

Ver mais

A Orgia de Praga

O romance que encerra a «trilogia e epílogo» Zuckerman Acorrentado, quatro narrativas distintas sobre o escritor Nathan Zuckerman: O Escritor Fantasma, Zuckerman Libertado, A Lição...

Ver mais

As Palavras

Jean-Paul Sartre era uma criança de colo quando o pai morreu. Esse acontecimento, considera, moldou definitivamente a sua vida: se a mãe se viu acorrentada ao triste papel de jovem...

Ver mais

Tratado de Vigaristas

Nova Iorque, década de 1970: a criminalidade está em alta, numa metrópole à beira da falência, imersa na brutalidade e tentando salvar-se de um colapso nervoso coletivo. No centro ...

Ver mais

Índias

O novo romance de João Morgado, autor já com vasta obra publicada e premiada, centra-se na vida escondida de Vasco da Gama e numa época tão gloriosa quanto distante. Trata-se de um...

Ver mais

Os Dias do Ruído

Dois anos depois de ter matado um terrorista islâmico evitando um atentado num café de Paris, Laura viaja pelo mundo contando a sua história e promovendo o livro em que relata o ac...

Ver mais