Quando os livros dão filmes, chamam novos leitores, que neles descobrem muito mais do que aquilo que uma adaptação aos ecrãs, por fantástica que seja, consegue mostrar. Porque quando lemos criamos uma sessão que é só nossa, damos corpo às personagens da forma que mais gostamos, prolongamos as cenas que mais nos tocam, tornamo-nos amigos ou confidentes do narrador, … Mas como é bom ver aquelas histórias que conviveram connosco ganharem vida no corpo e na voz de atores, em enquadramentos que nos dão novas perspetivas, em cenários que nos fazem querer viajar!
Por isso, descubra connosco histórias que passaram – tão bem – das páginas para os ecrãs. Estas são algumas das melhores, dentro de vários géneros, que estrearam recentemente {por Vera Dantas in WOOKACONTECE}
Durante a Revolução Cultural na China, a jovem Ye Wenjie vê um grupo de estudantes radicais espancar o seu pai, um físico teórico, por este se recusar a atualizar as suas teorias científicas para irem de encontro à ideologia dominante. Depois de se formar, Ye tem a oportunidade de trabalhar numa base militar secreta chamada Costa Vermelha, no topo de uma grande montanha com uma antena de rádio gigante. Passadas décadas, na época presente, o cientista Wan Miao é convidado a juntar-se a um misterioso grupo chamado Frontiers of Science. No Centro de Comando de Batalha, é surpreendido ao encontrar encontrar representantes de muitas forças armadas mundiais a trabalhar em conjunto para uma causa não especificada. Trata-se de um projeto militar secreto que envia sinais para o espaço para estabelecer contacto com extraterrestres. Uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e planeia invadir a Terra. Por cá, os humanos dividem-se em dois grupos: aqueles que planeiam acolher os seres superiores e ajudá-los a dominar um mundo visto como corrupto, e os que decidem lutar contra a invasão.
Esta é uma obra-prima de ficção científica de enorme alcance e visão. A série de tv, uma adaptação dos criadores de Game of Thrones, é surpreendentemente fiel às cenas históricas, que apontam para o impacto duradouro daqueles anos dramáticos e sangrentos na China. O Problema dos Três Corpos é o primeiro da popular trilogia Remembrance of Earth’s Past. Os livros de Liu Xing são bestsellers mundiais, que lhe granjearam importantes prémios. Este, já vendeu mais de 3 milhões de exemplares no mundo anglófono, ultrapassando o total de vendas de todas as obras literárias exportadas pela China desde a fundação do país.
Plataforma: Netflix
Contada em flashback, e frequentemente rebobinada para preencher detalhes, esta história centra-se no “capitão”, um jovem oficial da polícia secreta. Filho de mãe vietnamita e pai francês, estudou nos EUA e regressou ao Vietname para lutar pela causa comunista. Na caótica Saigão de 1975, trabalha sub-repticiamente para os norte-vietnamitas, contra o governo apoiado pelos americanos. Apesar de figurar sem nome atribuído, este protagonista-narrador é uma personagem extraordinária, que se debate com um coração e uma mente divididos, até na sua relação com dois amigos inseparáveis.É a receita para traições e acontecimentos trágicos – e estes sucdem-se vertiginosamente, um após outro.
Segundo o The New York Times, o livro «preenche uma lacuna na literatura, dando voz aos que anteriormente não tinham voz, ao mesmo tempo que nos obriga a olhar para os acontecimentos de há 40 anos sob uma nova luz», diferente da visão destes como drama exclusicamente americano.
Plataforma: HBO Max
Se o filme, que até ganhou quatro Óscares, é um pouco bizarro, o livro é consegue ser muito mais rocambolesco. Já viu o filme? Ainda bem. Agora, leia o livro! Veja porquê.
Godwin Baxter, que sonhava criar a companheira perfeita, consegue o prodígio – muito ao estilo de Frankenstein – de trazer de volta à vida o corpo da jovem Bella, que morrera afogada. Estava grávida, e Godwin reanima o seu corpo com o cérebro do bebé por nascer. Bella é bonita mas, dada a forma como foi criada, é estranhamente infantil para uma mulher adulta. Nada que não se resolva com uma dose de vida, que faz as suas capacidades cerebrais evoluírem a um ritmo galopante. O seu criador leva-a numa fantástica viagem durante longos meses. Quando regressa, vê-a aceitar o pedido de casamento do seu amigo, o que o deixa exasperado. Mas também aqui não se acaba a história. A jovem foge com um advogado malandro, explora as sensualidades do "casamento", visita casas de jogo, trabalha com entusiasmo num bordel de Paris e acaba por encontrar um evangelista americano e um cínico colonialista britânico, que se apaixona por ela – aliás, caírem de amores por ela parece ser um mal comum a todos os homens que a conhecem. Afinal, a sua personalidade singular é nada menos do que desarmante, sobretudo na Escócia da época vitoriana, marcada pelo conservadorismo. Em camadas de horror gótico, ficção científica e comédia, esta história é um deleite.
Plataforma: Disney +
Entre as paredes do Grave, o orfanato onde Nica e Rigel cresceram, habita uma lenda: a do Ferreiro das Lágrimas, um misterioso artesão, aterrador e com olhos claros como vidro, que forja todos os medos e ansiedades que habitam o coração das pessoas.
Mas, aos dezassete anos, chegou o momento de deixarem os contos de fadas para trás e encontrarem a coragem de aceitar essa força que os separa e une ao mesmo tempo, que se chama amor. Mas eis que, aos 17 anos, Nica é adotada pelo casal Milligan juntamente com… Rigel, um órfão inquieto e misterioso e a última pessoa que Nica desejaria como irmão adotivo. Ela, que sempre sobreviveu indo buscar forças a um universo de contos de fadas, parecer estar prestes a entrar no seu próprio conto, mas este é muito mais sombrio do que poderia imaginar. É que a aparência angelical de Rigel contrasta com o seu temperamento problemático e misterioso. Poderá ele ser o Fabricante de Lágrimas? Corajosa e doce, Nica não vai desistir dos seus sonhos, nem que para isso tenha de enfrentar os seus piores pesadelos…
Plataforma: Netflix
O livro que acaba de chegar às estantes das nossas livrarias. A série televisiva estreou no ano passado e fez suspirar muitos corações.
Depois de perder os pais e a irmã num trágico acidente, Jackie, de 15 anos, é forçada a deixar a sua vida privilegiada em Manhattan e a ir viver com os Walters, uma família numerosa e turbulenta na zona rural do Colorado. Entre os 11 filhos do simpático casal que a acolhe, há dois que são mesmo lindos de morrer – um moreno, e um loiro, para que não haja dúvidas nem falta de escolha. Ela, que sempre foi a menina perfeita, vai ter de se adaptar à mudança e à vida no campo. As montanhas do Colorado podem não ter o glow de Nova Iorque, mas o que não falta por lá são emoções e muitas, muitas distrações. Estava-se mesmo a ver, não estava? A rapariga acaba por se ver envolvida num triângulo amoroso com aqueles dois irresistíveis irmãos Walter. E agora? Quem vai ela escolher?
Plataforma: Netflix