AS MINHAS LEITURAS: "As palavras e as ideias na Revolução Liberal de 1820" por Telmo dos Santos Verdelho

 

Livros com gipsofila


Ficha do Livro
Autor: Telmo dos Santos Verdelho
Edições: Instituto Nacional de Investigação Científica
Nº de Págs.: 433
Ano de Edição: 1981
Classificação: Livro técnico
Sinopse: As páginas que se seguem integram um trabalho misto de semântica e lexicologia, em que se tenta abordar a linguagem política do primeiro liberalismo português, com o requerido rigor e a possível simplicidade técnica. Procurou-se surpreender a época nas suas virtualidades linguístico-culturais, através da análise  dos escritos do tempo e muito precipuamente da imprensa periódica, que é aquela que mais fogosa e descuidadamente revela os modos e as vontades.


Comentário
Decidi ler este livro para um desafio literário. Confesso que nem sempre achei fácil, contudo é interessante ver como o sentido e significado das palavras é alterado ao longo dos tempos, assim como o surgimento de novas palavras.
É um livro técnico da área da linguística.  


Referências
📌 A Revolução Liberal de 1820 explicada no site do Parlamento aqui.
📌 O autor é investigador no Corpus Lexicográfico do Português. Ver infos aqui.


📚

Desafio Literário
Este livro conta para o Mant'Anual 2023 na categoria «Ler um livro técnico ou não ficção em que aprendas algo novo».

📚

# 26

I Cor 13, 4-7

Wookacontece: Diz-me que chocolate comes, dir-te-ei o wook lês


Há combinações perfeitas: chá e bolachas, meia-de-leite e torradas, calor e gelado, livros e… chocolates. Ok, admitimos que somos suspeitos e que para nós os livros combinam com quase tudo. Mas se deliciarmo-nos com um bom livro é tão bom como deleitarmo-nos com o melhor dos chocolates, juntar estes dois prazeres é como entrar no paraíso! A pensar nisso, sugerimos-lhe que livro deve ler, em função do seu pedaço de cacau favorito.

👉Este artigo foi originalmente publicado na Revista Wookacontece n.º9, de maio de 2023.

Toblerone é uma marca regista da Mondelez International. Kit Kat é uma marca registada da Nestlé. Mon Chéri é uma marca registada da Ferrero. Snickers é uma marca registada da Mars Wrigley. Regina é uma marca regista da Imperial. Bounty é uma marca registada da Mars, Incorporated.


😋🍫📚


Vou começar a minha biblioteca!


Com os livros cá em casa orientados, acho que é o momento de adquirir mais livros. Não por mero capricho, mas com uma certa lógica. Tudo começou na Feira do Livro do Porto onde me apaixonei pelo "1984" de George Orwell das edições Livros do Brasil 📙 Sempre gostei da Coleção Dois Mundos desta editora! Então porque não fazer a coleção?! 😅 Já fui adicionando à minha wishlist os títulos que fazem parte.

Realmente 2023 está a ser excecional porque estou a conseguir ler todos os livros que estavam à espera nas prateleiras. Ora, se é assim, posso começar a organizar o meu cantinho da leitura 😍.
Então bora lá fazer também a Coleção Grandes Narrativas e a Coleção Estrela do Mar da Editora Presença.
E acrescentar, se possível, todas as obras de Frederick Forsyth, Svesa Casati Modignani, Vergílio Ferreira, J.R.R. Tolkien, Mario Puzo, Juliet Marillier, George Orwell, Júlio Dinis, Eça de Queiroz, Richard Zimler, Juliette Benzoni, entre outros autores favoritos 😉.

Mas que grande loucura, tão grande que terei uma página aqui no blogue dedicada a isto!





QUAL DESTES ESCRITORES VENCERÁ O NOBEL DA LITERATURA?


Depois de Annie Ernaux em 2022, quem irá ganhar o mais prestigiado prémio literário do mundo este ano? Deixe o seu palpite: basta clicar na foto do seu autor favorito até às 23h59 do dia 4 de outubro de 2023. Se acertar, recebe um vale de 5€ no seu cartão Wookmais.*

O Nobel da Literatura vai para:
  • Mia Couto
  • Adonis
  • Haruki Murakami
  • David Grossman
  • César Aira
  • Can Xue
  • entre outros...
*PARTICIPAR NO PASSATEMPO AQUI !! 👈


📚



"Anatomia de um escândalo" (série) - Netflix

 



Esta minissérie de seis episódios da Netflix estreou a 15 de abril de 2022. O thriller psicológico e drama judicial desenvolve-se por entre os escândalos pessoais e políticos da elite britânica, num mundo onde a verdade se esconde entre a justiça e o privilégio. 
James e Sophie Whitehouse vivem num mundo feliz e elitista. Ministro no parlamento e pai de família em casa, a ascensão política de James parece imparável, até que um escândalo secreto do seu passado vem à tona.
A advogada Kate Woodcroft, também com uma reputação impecável, é a procuradora encarregada do caso e o rumo da sua investigação ameaça atacar duramente o Parlamento, o seu casamento e até mesmo a sua autoestima.

______
Por curiosidade, numa entrevista à revista “Elle”, a atriz Sienna Miller (Sophie Whitehouse) admitiu que interpretar o papel de esposa traída lhe trouxe, inevitavelmente, lembranças da sua experiência pessoal. 👉 Continuar a ler o artigo completo aqui no site NIT.





A teologia da sociedade em J.R.R Tolkien aos 50 anos da sua morte

 

J. R. R. Tolkien (1892-1973)

Neste mês de setembro celebra-se o 50º aniversário da morte do escritor britânico. E o teólogo Alexandre Freire Duarte escreveu um artigo interessante no Observador e que partilho aqui no blogue um excerto:

As obras de Tolkien convidam a sair de nós e a sermos peregrinos (e toda a peregrinação termina com o regresso a casa transfigurados pelo que se viveu) até nos encontrarmos. Assim deixamos de ser servos do que possuímos (mas que, num processo de gollumização, acaba por nos possuir) à medida que o damos e oferecemos numa liberalidade que liberta e nos faz sensíveis a quem nos rodeia, bem como a uma Criação que é o nosso estimado útero.


Relacionados com esta comemoração, podemos ler também dois artigos da imprensa brasileira:


A Terra Média


Começa o Outono

"Histórias de São Francisco" (série) - Netflix


Histórias de São Francisco ("Tales of the City") é um drama da Netflix que acompanha Mary Ann, uma mulher com a famosa crise de meia-idade, que decide voltar à cidade de São Francisco. Lá, ela reencontra a filha e o seu ex-marido, vinte anos depois de ter deixado tudo para correr atrás da sua carreira. Agora, ela vai precisar de se acostumar com a nova vida que levam os novos moradores daquela cidade.
A produção é baseada na aclamada série de livros Tales of the City, do americano Armistead Maupin. A princípio, a história era publicada em formato de folhetim no jornal San Francisco Chronicle, mas fez tanto sucesso foi publicada em formato de livro. Ao todo, a coleção totaliza nove volumes publicados entre 1978 e 2014. É considerado um dos primeiros relatos literários da geração que vivenciou a epidemia do vírus do HIV e da SIDA.



Entrevista a Bárbara Bulhosa

Nasceu em 1972, em Lisboa. Perdeu o pai cedo, ainda não tinha seis anos. Foi criada pela mãe e pelo padrasto, de quem recebeu a herança de esquerda: “chamavam-nos esquerdalhas e tínhamos orgulho nisso”. A paixão pelos livros vem desde pequena, talvez por ter crescido rodeada deles. Foi diretora da Bulhosa e em 2005 fundou a Tinta-da-China, “sem dinheiro e sem autores”. Responsabiliza o Estado pelos maus hábitos de leitura em Portugal, mas orgulha-se de ter um Presidente que "dá exemplo, que lê e que gosta de livros". Acredita que a “herança democrática” ficou enraizada nos portugueses, mas alerta para os “riscos" da extrema direita.
Bárbara Bulhosa é a convidada do podcast Geração 70, conduzido pelo Bernardo Ferrão. Ler aqui a entrevista. 👈


Primeiro hotel 5 estrelas de Aveiro tem quartos inspirados nas obras de Eça de Queiroz

 


Se é um admirador confesso das obras de Eça de Queiroz, o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro vai tornar-se num daqueles hotéis aos quais terá sempre vontade de regressar. Ali poderá sentir-se como uma das personagens de livros como “Os Maias” ou “O Crime do Padre Amaro”. Se nunca teve oportunidade de ler as páginas escritas por um dos maiores romancistas portugueses, também não há nada a temer. O que não faltam são livros do escritor na biblioteca do MS Collection Aveiro ‒ Palacete de Valdemouro, inaugurado a 14 de setembro. Era a antiga casa do pai do escritor.


😍

# 25| Imagem com som 🎵



A ouvir "The River of Dreams" 🎧 de Billy Joel



Fundação Eça de Queiroz antecipa trasladação com programa evocativo do escritor

A casa-museu é a sede da Fundação Eça de Queiroz


A notícia é avançada pelo jornal Público onde se pode ler que Fundação Eça de Queiroz vai promover uma série de iniciativas no próximo fim-de-semana, em Tormes, numa evocação do escritor que antecipa a cerimónia de trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional:
  • No sábado, dia 23 de Setembro, entre as 9h30 e as 16h30, Tormes estará em regime de casa aberta: as visitas guiadas são de hora a hora e não precisam de marcação. Às 18H terá lugar a entrega do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp à vencedora da edição deste ano, Joana Bértholo, pelo romance A História de Roma.
  • No domingo, dia 24 de Setembro o caixão com os restos mortais de Eça de Queiroz estará em câmara-ardente no hall principal da Casa de Tormes, perto dos objectos que o rodearam em vida, como a secretária onde escrevia e os livros da sua biblioteca. Os visitantes poderão prestar homenagem das 09h30 às 17h30.

📕



Portal da Literatura: livros em destaque

 



Caro Professor Germain

Os destinos de Albert Camus e Louis Germain cruzaram-se na Argélia natal do autor. E nem a distância geográfica nem a aclamação mundial do escritor conseguiram enfraquecer esta lig...

Ver mais

Os Reinegros

Romance póstumo de Alves Redol, retrata a época conturbada da transição da monarquia para a república, com a principal personagem, Reinegro, trabalhador na estiva das embarcações, ...

Ver mais

O Povo é Imortal

Vassili Grossman escreveu três romances sobre a Segunda Guerra Mundial, cada um deles oferecendo uma visão distinta do que pode ser um romance de guerra, e cada um deles extraordin...

Ver mais

A Voz das Mulheres

Certa noite, oito mulheres menonitas reúnem-se num celeiro para um encontro secreto. Nos últimos anos, mais de uma centena de mulheres pertencentes à mesma comunidade foram repetid...

Ver mais

O Mulato

Considerado um marco do naturalismo, “O Mulato” é um romance que afronta tabus em pleno século XIX e no qual se cruzam grandes conflitos sociais. Aluísio Azevedo denuncia, nesta ob...

Ver mais

O Italiano

Um romance inspirado em factos reais, em que poucas personagens e situações são ficcionadas. Entre 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, mergulhadores de combate italian...

Ver mais

Olho de Gato

«O tempo não é uma linha, e sim uma dimensão. Não se olha para trás ao longo do tempo, olha-se para baixo, através dele, como quem olha através da água. Às vezes, vem isto à superf...

Ver mais

Não Saí da Minha Noite

Uma evocação inesquecível de amor, de memória e da dor de separação entre mãe e filha. No verão de 1983, durante uma vaga de calor, a mãe de Annie Ernaux sentiu-se mal e foi hospi...

Ver mais

O Último Minuto Da Vida De Saramago

No seu derradeiro minuto entre os vivos, um Saramago moribundo revisita oitenta e sete anos de uma vida comprometida com a denúncia da injustiça social e dedicada ao poder subversi...

Ver mais

Tempo de Fogo

Um frade homossexual é queimado às ordens do Tribunal da Inquisição, condenado por breves amores de juventude na universitária Salamanca dos fins do século XVI. Através de personag...

Ver mais


"A probabilidade estatística do amor à primeira vista" (filme)

Acabei de ver este filme super giro com uma banda sonora lindíssima 😍"A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista" baseia-se na obra homónima de Jennifer E. Smith publicada há 10 anos!


O novo filme da Netflix estreou no sábado, 16 de setembro, e é atualmente o mais visto em todo o mundo — em Portugal lidera também o ranking no primeiro posto. O livro foi bem-sucedido e bastante elogiado. E quase de imediato que os direitos para a produção de um filme foram garantidos, apesar de ter sido necessário esperar uma década até à aguardada estreia.





Capa do Livro




Entrevista a Karine Pansa, presidente da IPA

 


Quando pensa no futuro, vê mais oportunidades do que ameaças. Sabe que os livros atravessam as mesmas revoluções do que todos os setores da sociedade contemporânea, mas acredita no papel dos editores e, sobretudo, na força da informação rigorosa e da criação artística. Presidente da IPA – International Publishers Association [Associação Internacional de Editores], a brasileira Karine Pansa foi uma das convidadas do Book 2.0, um encontro organizado pela Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros, onde especialistas nacionais e internacionais discutiram, no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, o futuro da leitura, pensando o papel do digital, da educação, da sustentabilidade e da representatividade no setor do livro.

👉 Continuar a ler a entrevista no site da Revista Visão «TUDO PODE SER LIDO, TUDO DEVE SER LIDO, E CADA UM TEM O DIREITO À PRÓPRIA INTERPRETAÇÃO»  📝



"Viver até aos 100: os segredos das zonas azuis" - [Documentário]

 


Aos 63 anos, Dan Buettner é um dos autores e exploradores mais bem-sucedidos nos EUA. Desde 2003 que investiga aquilo a que chama zonas azuis, zonas do planeta onde as populações atingem idades médias mais elevadas, isto é, vivem muito mais anos do que todas as outras. São cinco os locais que Buettner destaca: Okinawa, no Japão; Sardenha, em Itália; Nicoya, na Costa Rica; Ikaria, na Grécia; e Loma, no estado norte-americano da Califórnia. Em quarto partes, o autor viaja e dá a conhecer não só alguns dos habitantes com também os seus hábitos que, suspeita, deverão influenciar esta longevidade fora do comum. Muitos deles vivem habitualmente bem para lá dos cem anos.


Dan Buettner primeiramente lançou um livro, que também se pode comprar:




NOVIDADE LIVRO: "As sete luas de Maali Almeida" de Shehan Karunatilaka

 

Vencedor do Booker Prize 2022

Uma história profundamente humana e original, ambientada no caos de uma guerra civil e narrada a partir de um ponto de vista incomum: Maali Almeida está morto e quer saber porquê. "As Sete Luas de Maali Almeida" expõe verdades profundas e perturbadoras sem ceder ao sentimentalismo, numa narrativa marcada pelo sentido de humor e por uma indiscutível humanidade. Um romance audaz, original e caleidoscópico.

Maali Almeida, fotógrafo de guerra, jogador e homossexual não assumido, acordou morto naquilo que parece ser uma repartição pública celestial. O seu corpo desmembrado afunda-se nas águas serenas do lago Beira e Maali não faz ideia de quem o matou.

Num país onde as contas são ajustadas por esquadrões da morte, bombistas suicidas e assassinos contratados, a lista de suspeitos é tristemente longa. Mas até no além o tempo se esgota para Maali, que tem sete luas para contactar a mulher e o homem da sua vida e conduzi-los até às fotos que abalarão o país, e, pelo caminho, resolver o mistério da sua morte.



📚


AS MINHAS LEITURAS: "Winston Churchill, uma vida" de Sir Martin Gilbert



Ficha do Livro
Autor: Sir Martin Gilbert
Título Original: Churchill: a life
Edições: Bertrand Editora
Nº de Págs.: 726
Ano de Edição: 2003
Classificação: Biografia
Sinopse: Foi um dos mais admirados homens políticos do século XX. Mas não era um político de convergências, era antes um radical. Controverso e sem papas na língua, suscitava tanto a admiração como o ódio. Os de esquerda criticavam-lhe a sua tomada de posição contra a revolução soviética, ou a oposição à independência da Índia, enquanto os de direita criticavam o seu antinazismo desde a primeira hora, ou, mais tarde, o apoio a Estaline e a Tito. Mas o seu papel na segunda Grande Guerra foi fundamental, como afirmou De Gaulle: "Winston Churchill impôs-se do princípio ao fim do drama, como o grande campeão de um grande empreendimento e o grande artista de uma grande História." Mas o seu papel político doméstico também foi fundamental. O seu nome está associado a grandes reformas: Serviço Nacional de Saúde, seguros de desemprego, reforma das prisões, pensão para viúvas e órfãos, participação dos empregados nos lucros das empresas, etc. Martin Gilbert, autor desta biografia (a mais aclamada de Churchill), define-o, por isso, assim: "Um verdadeiro crente na necessidade de o Estado tomar parte ativa, tanto por meio da legislação como financeiramente, na garantia de padrões mínimos de vida, trabalho e bem estar social para todos os cidadãos.".


Comentário
Uma biografia surpreendente, uma história de vida impressionante!
Como já tinha dito aqui no blogue, aquando da leitura de "Minha Mocidade" escrito pelo próprio Winston Churchill, interesso-me pela temática da II Guerra Mundial. E Churchill foi precisamente uma das pessoas mais importantes durante essa guerra. Por isso, ler um livro onde podemos aprender e conhecer melhor sobre esta pessoa, assim como ver fotos da sua vida, é muito bom!
Obviamente que qualquer biografia de Churchill é válida, mas esta foi escrita pelo historiador britânico mais conceituado, Sir Martin Gilbert, numa linguagem acessível e cativante. Não vou mentir, o livro é enorme, mas compensa 😉


Referências
📌 Livro autobiográfico de Churchill comentado aqui no blogue: "Minha Mocidade".
📌 Site oficial de Martin Gilbert aqui.
📌 Notícia no Jornal Público sobre a sua morte «Morreu Martin Gilbert, biógrafo de Churchill»


📚

Desafio Literário
Este livro conta para o «The Rory Gilmore Reading Challenge»
e para o Mant'Anual 2023 na categoria «Ler uma biografia».

📚