O evento decorre de 23 de agosto a 8 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal. Eugénio de Andrade será o homenageado deste ano. |
A Feira do Livro do Porto é um evento de paragem obrigatória para todos os fãs de literatura. Organizado pela Câmara Municipal desde 2014, o festival literário nasceu em 1930, com o nome de Semana do Livro, na Praça da Liberdade. Passados 90 anos, continua a ser uma referência na cidade, com um programa repleto de concertos, sessões de cinema e atividades para o público infantojuvenil.
O anúncio foi feito em simultâneo com a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que decorreu na casa onde o autor viveu no Porto. Neste edifício do Passeio Alegre, na Foz, vai nascer ainda um novo polo da Biblioteca Errante, sob o nome Casa da Poesia Eugénio Andrade. A Biblioteca irá, assim, disponibilizar para a Feira do Livro do Porto, mais de 400 poemas, manuscritos, fotografias, postais e livros do poeta. “Eugénio é um poeta amado do Porto e do País, mas esta edição da Feira do Livro será um reencontro especialmente vibrante dos públicos da cidade com a sua obra, permitindo olhares renovados”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, ao portal de notícias oficial da autarquia.
O autarca ainda revelou que Andreia C. Faria será a comissária da homenagem. À escritora irá juntar-se o programador João Gesta, que irá desenvolver a agenda literária e Tiago Andrade, que ficará responsável pela programação musical e outras atividades ao ar livre.
👉Ler notícia completa aqui no site NEW IN PORTO. 👈