![]() |
| ©Livros com gipsofila |
Ficha do Livro
Autora: Rosa Lobato de Faria
Editor: Porto Editora
N.º de Págs.: 207
Ano de Edição: 2008
Classificação: Romance
Editor: Porto Editora
N.º de Págs.: 207
Ano de Edição: 2008
Classificação: Romance
Sinopse: Margarida é uma jovem professora de Matemática. Um dia vai a Vila Real proferir uma palestra e fica hospedada num turismo de habitação, casa antiga muitíssimo bem conservada e onde, no seu quarto, está dependurado o retrato a óleo de um homem que se parece muito com Miguel, a sua recente paixão.
Por um inexplicável mistério, na manhã seguinte Margarida acorda cem anos atrás, no seio da sua antiga família.
Sem perder consciência de quem é, ela odeia esta partida do tempo. Mas aos poucos vai-se adaptando. Conhece o homem do quadro e apaixona-se por ele. Quando ele morre num acidente, Margarida regressa ao presente.
Romance simultaneamente poético e fantástico, As Esquinas do Tempo é mais uma prova do indesmentível talento literário de Rosa Lobato de Faria.
💜
Vou partilhar uma mini-entrevista à autora sobre este livro:
A escritora faleceu em 2010 e é sempre bom recordar a sua voz. O enredo do livro é muito bom, para além do fator fantástico (as viagens no tempo) há também o fator histórico que me interessa bastante. Eu própria já me imaginei uns anos atrás na minha família: iria conhecer pessoas de quem só tinha ouvido falar, por exemplo, iria experienciar as suas rotinas, os seus afazeres, as suas liberdades e as suas regras. Obviamente que isto é apenas um exercício mental, não uma verdadeira viagem no tempo. Mas acho que a autora também gostaria de expôr esse lado tão humano de ficarmos presos ao tempo passado... e que isso poderá trazer consequências ao nosso tempo presente e futuro.
Realmente o tempo não é um tema fácil por si só. Contudo, gostei da abordagem da autora e recomendo a sua leitura.
Desafio Literário
📚Bingo Profissão da Personagem Principal na categoria "PROFESSOR(A)".
📚Mant'Anual 26 na categoria «Livro de Capa Dura».
📚Lê Português 2026 na categoria «Ação decorre em Portugal».
💖
