Artigo de Opinião
por Pedro Batalha
Ao lermos um livro podemos apaixonar-nos por uma cidade, uma paisagem, um povo ou um país que nunca visitámos. Os roteiros literários pretendem assim transformar esse mundo imaginário da literatura numa experiência real, levando turistas a explorar os lugares que inspiraram os escritores e as respetivas obras.
Neste contexto, e com o objetivo de reforçar este fenómeno, estão a ser desenvolvidos diversos roteiros literários, como os que fazem parte do projeto da Uzer Consulting com o apoio do Turismo de Portugal, associados aos maiores escritores nacionais, nas 7 regiões turísticas do país (continente e ilhas). Estes roteiros terão uma forte componente digital, com um site próprio, disponibilizando conteúdos multimédia criados para o efeito. Será também possível “conversar” com os autores, recorrendo à aplicação Talk2me, que permite interagir em cada local selecionado e saber não só o que liga o autor ao espaço, mas também dicas sobre o que fazer por perto, complementando o roteiro.
A promoção do turismo através dos roteiros literários, para além de dignificar escritores e a sua obra e de estimular a leitura, tem um impacto muito positivo na Economia, quer, de forma direta, nas comunidades que beneficiam da atividade turística regional, quer por contribuir para a preservação de locais históricos e culturais, muitas vezes a necessitar de intervenções de conservação urgentes. É este o poder do Turismo Literário e a sua importância estratégica para o nosso país.
😀