Livros com gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Rosalind Laker
Título Original: The sugar pavilion
Edições: Seleções do Reader's Digest
Nº de Págs.: 178
Coleção: Livros Condensados
Ano de Edição: 1994
Classificação: Romance histórico
Sinopse: Quando a populaça se aproxima do tranquilo Castelo de Juneau, clamando pelo sangue de todos os aristocratas, a jovem criada de cozinha Sophie Delcourt é encarregada pela condessa de lhe salvar o filho, Antoine, levando-o para a segurança de Inglaterra. Sophie segue o rasto dos emigrados até Brighton e começa uma nova vida que a vai pôr em contacto com contrabandistas e fiscais, com as dificuldades de ganhar a vida numa terra estranha, com os prazeres da corte do príncipe regente e com o amor de dois homens muito diferentes.
Comentário
Rosalind Laker é o pseudónimo de Barbara Ovstedal, uma escritora britânica de romances históricos. Apesar de ter tido bastante sucesso, cá em Portugal pouco se conhece.
Este romance situa-nos no período da Revolução Francesa, fins de século XVIII, onde a guilhotina era o destino dos aristocratas e seus criados, tal como Sophie Delcourt, a personagem principal.
Gostei muito! Sou fã de romances históricos e este é delicioso 💗.
Recomendo a sua leitura!
Referências
📌 Site sobre Rosalind Laker.
📌 Infos sobre a autora na Wikipedia.
📌 Site do Pavilhão Real de Brighton - onde é possível agendar visitas.
📌 Pequena Curiosidade sobre as máquinas de banhos que existiam na época: a autora, enquanto viva, tinha uma máquina dessas em casa! Estas "máquinas" são vestuários retangulares de madeira montados sobre quatro rodas. Cada um desses vestuários tinha uma porta para a frente, do lado do mar, e outra para trás, por onde a banhista entrava completamente vestida. Para proteger o seu pudor, um cavalo atrelado à "máquina" puxava-a até ao mar. Quando a ocupante surgia pela porta da frente, vestida com o seu avantajado fato de banho de flanela, era apanhada por uma mulher-mergulhadora de forte constituição, que de imediato a metia debaixo de água.
Desafio Literário: