VEM OUVIR PARA CONTAR - "Pede um Desejo” para 2026…


Hoje fui à Biblioteca Municipal com o meu filho ouvir esta linda história.
No final, a atividade consistia em escrever o desejo (do meu filho) para este ano de 2026. E ele disse que queria fazer um boneco de neve... ⛄ Tão fofo! E Que Sorte! O desejo dele vai realizar-se ainda este mês, já os meus desejos vão demorar mais um bocado a concretizar. Paciência 😒

Como já é costume, ele escolheu um livro para casa e desta vez eu também trouxe um que estava lá no balcão das sugestões. 😉


© Livros com gipsofila
 
© Livros com gipsofila






AS MINHAS LEITURAS: "O Homem Que Matou Getúlio Vargas" de Jô Soares

© Livros com gipsofila


Ficha do Livro

Autor: Jô Soares
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 
252
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 
2013
Classificação: Romance
Sinopse: Dimitri Borja Korosec é belo, atraente e corajoso. Herdou a garra e a astúcia de um pai anarquista e a destreza de uma mãe acrobata. O facto de ser educado numa escola de assassinos jugoslava leva-o a descobrir a sua verdadeira vocação - matar os grandes ditadores do mundo. A aventura fá-lo participar (desastradamente!) nos acontecimentos mais importantes da primeira metade do século XX, ficando ainda pelo caminho uma inflamada paixão por Mata Hari... Mas os quatro dedos indicadores que Dimitri estranhamente possui acabam por ficar sempre entalados no gatilho da sua arma ou numa mecha do cabelo da sua apaixonada.

Comentário

Um livro espetacular que é quase uma aula de história cativante e super divertida! Jô Soares criou a personagem fictícia de Dimitri Borja Korosec e colocou-o no centro dos maiores conflitos do início do século XX. Nota-se criatividade e competência no rigor histórico dos factos reais. As peripécias que surgem e as pessoas com quem se relaciona vão acontecendo naturalmente, não me parece nada forçado. Gostei muito da escrita de Jô Soares e recomendo vivamente! Quero ler os outros três romances que escreveu e adquiri-los para a minha biblioteca pessoal. 😊

Partilho os pontos da narrativa que me chamaram a atenção:
 

Desafio Literário

📚Mant'Anual 26 na categoria «Título com as Letras da Palavra: MULHER».



 

AS MINHAS LEITURAS: "Um Companheiro Inesquecível" de Susanna Tamaro

© Livros com gipsofila


Ficha do Livro

Autor: Susanna Tamaro
Título Original: 
Luisito - Una Storia D'Amore
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 
84
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 
2008
Classificação: Romance
Sinopse: Amada por leitores de todo o mundo, Susanna Tamaro apresenta-nos uma história inspirada e de extrema sensibilidade sobre Anselma, uma professora reformada, que vive triste e sozinha depois da morte do marido e dos filhos terem crescido e optarem por um rumo diferente do seu. Ainda mais solitária se sente depois da perda por doença da sua amiga de infância, Luisita. Porém, um dia, verá o seu quotidiano transformar-se por completo ao encontrar um magnífico papagaio amazónico abandonado no caixote do lixo. Sem hesitar, decide levá-lo para casa. Dá-lhe o nome de Luisito e projecta todo o seu afecto nele, curando a sua asa ferida, alimentando-o e ensinando-o a falar. A relação entre os dois torna-se inquebrável sendo o papagaio responsável pela recuperação da dona e ajudando-a a libertar o seu coração gelado. Mas alguém deseja pôr fim à coexistência entre os dois e Anselma terá de lutar com todas as suas forças para que tal não aconteça. Uma fábula moderna para públicos de várias idades.

Comentário

Depois de um gato, temos um papagaio como companhia.🦜
Foram os meus olhos e as minhas mãos que escolheram este livro: a capa é muito bonita pois tem relevo e as cores são atrativas!
Poderia dizer que este ano só iria ler livros em que a personagem secundária fosse um animal, mas estaria a mentir. Se bem que seria um bom desafio literário👍.
Susanna Tamaro é uma das minhas autoras favoritas e este é apenas o terceiro livro seu que leio (espero ler mais este ano). A temática da velhice e da solidão está muito bem retratada, o comportamento do papagaio também é próximo da realidade, o relacionamento entre Anselma e Luisito é cheio de ternura e descoberta. Gostei muito deste livro e recomendo!

Desafio Literário

📚Bingo Profissão da Personagem Principal na categoria "REFORMADA".
📚Mant'Anual 26 na categoria «Aquele Autor a que Voltas Sempre».



AS MINHAS LEITURAS: "O Gato que Salvava Livros" + "O Gato que Salvava Bibliotecas" de Sosuke Natsukawa

© Livros com gipsofila

Ficha do Livro "O Gato Que Salvava Livros"

Autor: Sosuke Natsukawa
Título Original: Hon O Mamoroutosuru Neko No Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.: 160
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição: 2022
Classificação: Romance
Sinopse: Envolto numa aura de aconchego, ternura e felicidade, este é um romance que celebra os livros, os gatos e as pessoas que os adoram.
Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.
Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.
Uma história comovente sobre esperança, altruísmo e o enorme poder dos livros, para todos os que veem neles muito mais do que apenas um conjunto de palavras impressas em papel.

Ficha do Livro "O Gato Que Salvava Bibliotecas"

Autor: Sosuke Natsukawa
Título Original:
Kimi o Mamoroutosuru Neko no Hanashi
Editor: Presença Editora
N.º de Págs.:
192
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de Edição:
2025
Classificação: Romance
Sinopse: Se fomos felizes uma vez, porque não voltar a estar com um dos gatos mais adorados do mundo? Regresse ao aconchego e descubra onde anda Tigre, o gato que salvava livros e… bibliotecas.
Se ainda não conhece Tigre, está na altura de o fazer. Nanami, uma menina de 13 anos que adora ler, está prestes a encontrá-lo, e a sua vida mudará para sempre. no meio da biblioteca, que é uma segunda casa para ela, Nanami está com os seus melhores amigos: os livros. Mas, agora, alguns deles estão a desaparecer das estantes, e ela suspeita de um homem de fato cinzento. Há qualquer coisa nele que não bate certo. E se o seguisse?
Quando Tigre, um gato malhado falante, aparece para a avisar sobre o perigo que pode estar a correr, Nanami une-se a ele e, juntos, tentam encontrar todos os livros desaparecidos. Porém, nada pode prepará-los para a aventura que estão prestes a viver…
Enternecedor e maravilhoso, envolto em sabedoria japonesa, este é um romance que nos mostra o poder dos grandes livros e nos lembra de que devemos sempre guiar-nos pelo que nos faz crescer na vida: conhecer-nos a nós mesmos e iluminar o caminho com a luz da nossa alma, procurando o que nos aconchega o coração.

Comentário

    Comprei estes livros o ano passado na Feira do Livro no Porto. Escolhi-os pela capa, título e sinopse. Sim, também sou daquelas pessoas que gostam da temática «Livros», «Bibliotecas», «Livrarias» e afins nos livros. Para mim é um tema que nunca se esgota, tal como os livros e seus autores. Também gosto de «Gatos e Livros» e de «Flores e Livros» - há imagens tão bonitas! 😍
    Focando agora nestas duas leituras: gostei muito! Este é apenas o terceiro autor japonês que leio e nota-se traços da sua cultura, nomeadamente o ritual da vénia, o ritual do chá e a simbologia do gato (boa sorte, prosperidade, proteção e sabedoria). A mensagem passada pelo autor é óbvia e simples: os livros são importantes, juntamente com as livrarias alfarrabistas e as bibliotecas. Um livro nunca passa de moda e essa é a magia 🪄. Fiquei admirada com tantas referências a livros e autores ocidentais. Não sei se foi estratégia de marketing para poder chegar a mais públicos, mas resultou muito bem porque senti-me conectada com a narrativa. O Gato Tigre apareceu às personagens Rintaro e Nanami numa fase em que as suas vidas estavam estagnadas, ajudando-os a adquirir a confiança necessária para seguir em frente e continuar a viver a vida - eu própria senti que também precisava do Gato Tigre para participar numa aventura tipo Alice no País das Maravilhas.😸
    Comecei o ano de 2026 muito bem acompanhada! Recomendo a sua leitura!


Desafio Literário

📚Bingo Profissão da Personagem Principal na categoria "ALFARRABISTA".
📚Mant'Anual 26 nas categorias «Livro de Um Autor Que Nunca Leste» e «Lombada ou Título a Branco».


Booktrailer




 

Primeira Mensagem do Ano

© Livros com gipsofila


Bom Ano Novo de 2026!! 🎉
Este ano manterei a velocidade de leitura desacelerada, não me preocupando com desafios literários. Mas tentarei cumprir em escrever aqui no blogue as minhas opiniões sobre os livros que leio.

Na foto está o Ozzy, o gato com 2 anos que adotei em novembro do ano passado.
Tentar ser mais calma e relaxada como o Ozzy, é o meu objetivo de Ano de Novo 😸

Boas Leituras! 📚