Livros com gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Ito Ogawa
Título Original: shokudo katatsumuri
Edições: Editorial Presença
Nº de págs.: 206
Coleção: Grandes Narrativas
Ano de edição: 2023
Classificação: Romance
Sinopse: A felicidade está nas pequenas coisas? Está, e há um restaurante numa aldeia japonesa que a serve, todos os dias, aos poucos que têm o privilégio de o encontrar.
Rinko, uma rapariga de 24 anos, perde a voz ao rodar a chave na porta e encontrar a sua casa vazia. Tudo, absolutamente tudo, desapareceu, incluindo o almofariz e o pilão que herdara da avó. Também desaparecido sem deixar rasto está o namorado, o maître do restaurante que fica mesmo ao lado daquele em que ela trabalha. Para Rinko, não resta alternativa: tem de deixar Tóquio e regressar à sua aldeia, de onde partiu há mais de dez anos.
Às vezes, a vida tem caminhos misteriosos. É naquela aldeia, da qual, ainda adolescente, fugiu num dia de primavera, que Rinko tem uma ideia que muda o rumo da sua vida e tocará, de forma profunda, a vida de outras pessoas: abrirá um pequeno restaurante, muito especial, no qual só há uma mesa e onde, todos os dias, cozinhará pratos diferentes, em função dos gostos e desejos dos seus clientes.
É então que a verdadeira transformação começa. Cada uma das pessoas que degustam as receitas de Rinko vai encontrar a felicidade - uma rapariga consegue conquistar o coração do rapaz que ama, uma mulher reencontra a vontade de viver...
Bem-vindos ao Pequeno Restaurante da Felicidade, o bestseller japonês que junta os melhores ingredientes para lhe dar uma leitura doce, suave e inesquecível.
Comentário
Foi a primeira vez que li um livro de um autor japonês. Particularmente não nutro curiosidade pela cultura japonesa, ao contrário do meu marido 😅, mas respeito e fiquei contente por ter lido "O Pequeno Restaurante da Felicidade". A capa do livro é bonita e remete-nos para o restaurante criado pela Rinko, a personagem principal, onde se destaca uma mesa e uma paisagem tranquilizadora.
Considero a ideia do negócio super original: abrir um restaurante para atender apenas uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas num dia específico, com hora marcada. As refeições são sempre diferentes porque são personalizadas. Isto é um outro nível 😋👌
Rinko é chef cozinheira e gosta de cuidar dos outros através dos alimentos, como se fosse uma terapia. Contudo, o meio natural da aldeia proporcionar-lhe-á a cura dos seus traumas. Pois aqui a natureza tem um peso forte na saúde dos seus habitantes, assim como a arte de bem cozinhar.
A autora do livro faz imensas referências à gastronomia tradicional japonesa e à riqueza dos seus produtos naturais. De facto, a leitura em si é bastante doce, suave e inesquecível pelas palavras sábias. Recomendo a sua leitura!
Referências
📌 Site oficial da autora Ito Ogawa aqui.
📌 Adaptação para filme em 2010. Ver site com infos do filme aqui.
📌 Comentário do filme por Eiga-Man Ray no seu canal Youtube.
📌 Apesar da autora ter escrito mais de 30 livros, este é o único livro editado cá em Portugal.
Desafio Literário:
📚 Ler com Elas na categoria «Elas e o ambiente/natureza» porque o local onde se passa a ação é um belo cenário natural.
***
"Sempre que fazemos uma curva é possível ver ao longe a «Montanha dos Seios». São duas elevações densas e dispostas ao lado uma da outra. Ambas têm a mesma altura e no topo está uma rocha. À distância assemelham-se aos seios de uma mulher a dormir de barriga para cima. Foi assim que, desde antigamente, todos os habitantes da aldeia se habituaram a chamar-lhe."
***
"O solo que rodeava estas montanhas na primavera estava cheio de bênçãos da natureza".
🌄