NOVIDADE LIVRO: "Vemo-nos em agosto" de Gabriel García Márquez


Este é o livro inédito e póstumo de Gabriel García Márquez. A família decidiu que 6 de março de 2024, o dia em que o escritor colombiano cumpriria 97 anos, será o dia em que os leitores em todo o mundo poderão ler Vemo-nos em Agosto, não só em formato físico, como também em eBook e Audiolivro. Celebra-se assim a vida de um dos maiores escritores de sempre, Prémio Nobel de Literatura em 1982, falecido há 10 anos, mas imortal pela sua obra.

Gabriel García Márquez trabalhou no livro ao longo de vários anos, num último esforço para continuar a escrever na última fase da sua vida. A primeira vez que leu em público um fragmento do romance ainda em fase inicial foi em 1999, na Casa América de Madrid. Os anos passaram, o autor terminou o romance, mas nunca chegou a produzir a versão final, devido à sua idade avançada e aos problemas de memória que o atormentaram até à sua morte em abril de 2014.

De que trata, então, este romance mantido no maior secretismo até hoje?

Comecemos por revelar que se trata de «uma exploração moderna e cativante da feminilidade, da sexualidade e do desejo. Um magnífico final para o legado do autor», pois é assim que o descreve Maribel Luque, directora da agência literária Balcells. Acrescentemos que Márquez teceu uma história que celebra a vida e a capacidade de gozo, apesar do avanço inexorável do tempo. E adentremos na sua história:
Ana Magdalena Bach é uma mulher de 52 anos que, todos os agostos, durante quase 30 anos apanhava sozinha o ferry para uma ilha caribenha onde a sua mãe está enterrada, para depositar flores na sua campa. Casada e feliz, com dois filhos, não sentia que lhe faltassem outras coisas na sua vida. Mas um dia, sózinha na ilha, inebriada pela sensualidade das noites caribenhas, entre salsa e boleros, não resiste a viver uma aventura amorosa. Isso acaba por mudar a sua vida: cada viagem à ilha passa a ser uma oportunidade para ser outra pessoa. Numa noite por ano, ela escolhe um novo amante, deixando o desejo vencer os medos.

👉 Ler artigo completo aqui no blogue WOOKACONTECE.