|
Livros com Gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Heinz Konsalik
Título Original: Das Doppelspiel
Edições: Círculo de Leitores
Nº de págs.: 461
Ano de edição: 1981
Classificação: Romance
Sinopse: Quando é destacado para Frazertown, o major soviético Pleniakov julga estar a viver um sonho. Frazertown é uma cidade modelo americana no meio da Ucrânia, o rigorosamente vigiado centro de preparação para espiões soviéticos que, mais tarde, se destinam a ser introduzidos nos EUA. Frazertown assemelha-se, nos mais ínfimos pormenores, a uma cidadezinha americana; tudo nela é tipicamente americano. Os agentes que aqui são preparados têm de se encontrar predispostos para um total enquadramento num padrão de vida americano. À sua chegada a Frazertown, o major Pleniakov recebe o nome de John Barryl, apenas pode falar inglês e vê-se obrigado a vender hamburgueres num barzinho, onde também trabalha Norma Taylor.
Nessa mesma altura, um barco de pesca secreto transporta o major americano Bob Miller, da Asmara turca para a costa russa do Mar Negro. O major Miller que, para entrar na URSS, foi preparado numa cidade «soviética» dos EUA, é um dos agentes mais qualificados do Serviço Secreto americano. Tem como missão introduzir-se no lendário centro de preparação do Serviço Secreto soviético. E Bob Miller consegue-o de uma forma que ultrapassa o inimaginável.
Porque em Frazertown todos vivem o seu papel de americanos com uma obrigatoriedade de esquecimento da vida anterior, Bob Miller não tem dificuldades de adaptação. Torna-se amigo de John Barryl e, quando conhece Norma Taylor, logo se apaixona por ela. Estabelece-se, assim, uma rivalidade entre os dois amigos.
Um dia, John Barryl desaparece, quando destacado para uma missão nos EUA. Depois de ter transmitido as informações desejadas, também Bob Miller recebe novas ordens e tem de abandonar Frazertown. A sua outra missão leva-o à Sibéria e às suas infindas taigas. Antes de a poder cumprir recebe, no entanto, ondens para regressar aos EUA, onde se estão a passar coisas altamente perigosas e que só Bob Miller pode explicar.
Nesta obra baseada em factos reais, Konsalik revela-se novamente um grande narrador. Os seus personagens respiram vida, a ação apresenta-se imbuída de um dramatismo não exagerado.
Comentário
Heinz Konsalik não desilude, a sua narrativa é estrondosamente brutal, espetacular e emocionante! E adorei o tema: espionagem na Guerra Fria... um dos meus temas favoritos!
Referências
📌 Há duas palavras novas que aprendi e partilho aqui o seu significado: Taiga (é um tipo de floresta da Sibéria, do Norte do Canadá e da Europa, que se carateriza pelo predomínio de coníferas e outras árvores de copa cónica e folhas escuras, favoráveis ao deslizamento de neve e capazes de absorver o máximo de calor solar) e Iacuto (povo originário da Sibéria).
📌 Várias obras de Konsalik foram adaptadas para o cinema, embora não conheça nenhum dos filmes.
📌 Tenho pena que não haja novas edições dos seus livros, porque a sua escrita é realmente cativante. Cá em Portugal ainda se consegue encontrar alguma coisa nas livrarias alfarrabistas, mas está a escassear.
📚
Este livro conta para o desafio literário
Mant'Anual 2023 na categoria «Livro de um autor que te desperta curiosidade
»
📚