© Livros com Gipsofila |
Ficha do Livro
Autor: Arthur Miller
Título Original: Plain Girl
Nº de Págs.: 64
Coleção: Biblioteca de Verão do JN e DN
Ano de Edição: 2000
Classificação: Novela
Sinopse: Arrastada pelas suas circunstâncias pessoais, Janice casa com um homem de esquerdas, de quem se vai progressivamente afastando. Uma pequena obra prima que nos recria o ambiente da América dos anos 40 com a mestria do talento de Arthur Miller.
Comentário
Recebi este livro através da plataforma Winkingbooks. Escolhi-o por causa de um desafio literário. A linguagem está num tom coloquial, bastante direta e corrida, tal como os nossos pensamentos. Lê-se numa tarde. Gostei da forma com as relações intrapessoais e interpessoais de Janice (personagem principal) foram descritas, assim como gostei da evolução de Janice como pessoa: o facto de se encontrar consigo própria e perceber qual o caminho da sua felicidade. O amor é uma procura constante... e Janice conseguiu encontrá-lo em alguém que não a podia ver... (Lindo! 😌)
Referências
📌De acordo com a pesquisa que fiz, Arthur Miller publicou esta narrativa em 1992 sob o título "Homely Girl, a life". Contudo, na Inglaterra foi publicado com o título "Plain Girl", que é a versão adotada para este livro que li.
📌 O autor foi um grande dramaturgo norte-americano muito aclamado e premiado, com uma vasta obra. Contudo, o seu trabalho fica um bocadinho esquecido quando os holofotes da imprensa incidem no seu casamento com Marilyn Monroe. Bom, mas que é um facto interessante, lá isso é! 😉
📚
Este livro conta para o desafio literário Mant'Anual 2023 na categoria «Título com uma das seguintes palavras: menina, rapariga, mulher»