Estaline morreu há 70 anos. Os livros que leu ajudam-nos a conhecer melhor o tirano sanguinário que foi também um rato de biblioteca.
O legado de Estaline caiu em desgraça com a ascensão ao poder de Kruschev. Nessa altura os milhares de livros que Estaline leu e anotou metodicamente foram dispersos por várias bibliotecas. Descoberto e reunido no período pós-soviético, esse acervo veio a revelar-se o melhor meio para se ter acesso à vida interior do ditador — a chave para a personalidade que fez do seu regime algo de tão monstruoso. É na sua biblioteca pessoal, na forma como ele leu, assinalou e anotou os seus livros, que conseguimos chegar verdadeiramente perto do Estaline espontâneo — o intelectual imerso nos seus próprios pensamentos.
__________
Lançado este mês de março, "A Biblioteca de Estaline - Um Ditador e os seus Livros" chamou-me imediatamente a atenção! Tudo o que envolve a Segunda Guerra Mundial desperta-me interesse. Este livro foi mencionado no programa da RTP2 Nada Será Como Dante [episódio 11 da temporada 5], e encontra-se à venda em todas as livrarias.