NOVIDADE Livro: "Severa 1820"


Edição Comemorativa do Duplo Centenário do Nascimento de Maria Severa Onofriana (1820-1846) e dos Dez Anos da Inscrição do Fado na Lista representativa do Património Cultural Imaterial da Unesco (2011-2021).
Uma obra de referência a nível nacional, que nos traz muita informação nova sobre a história do fado. Aqui editam-se em CD todas as faixas do primeiro filme sonoro português - A Severa - realizado por Leitão de Barros e estreado a 17 de Junho de 1931 e um outro CD intitulado Outras Vozes com interpretações de diversos cantores/fadistas desde 1906 até 1956.
Maria Severa Onofriana veio ao mundo um mês antes da Revolução de 1820 e dois anos antes da 1.ª Constituição Portuguesa. Aí se consagraram os direitos de liberdade de pensamento e de igualdade. Deixámos de ser súbditos para ser cidadãos.

__________

Livro sugerido pelo programa da RTP2 Nada Será Como Dante [episódio 11 temporada 5]. Já está disponível em todas as livrarias!



Podemos também ler o artigo «Descoberta a verdade sobre maior mito do fado: Severa descendia de escravos negros e foi explorada por um conde até morrer» da Revista Flash, para ficarmos a conhecer melhor esta obra fantástica que fala sobre uma personagem portuguesa nos é tão querida.