AS MINHAS LEITURAS: "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift

 

©Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Jonathan Swift
Título Original: Gulliver's Travels
Edições: Abril/Controljornal
Nº de págs.: 318
Coleção: Coleção Novis - Biblioteca Visão
Ano de Edição: 2000
Classificação: Literatura Infanto-Juvenil
Sinopse: A narrativa de da viagem de Lemuel Gulliver a Liliput, um reino de anões, alcançou tal êxito que se tornou uma das obras mais lidas da literatura universal. No entanto, ao escrever "As Viagens de Gulliver", Jonathan Swift estaria longe de imaginar que o romance se tornaria um livro para crianças. A verdade é que o relato desta exploração marítima por locais distantes e fantásticos constitui, acima de tudo, uma sátira social e política, com intuitos anti-capitalistas e anti-colonialistas. Swift, por vezes amargamente, põe em causa a ideia de um progresso contínuo que é realizado à custa da opressão dos mais fracos.


Comentário
Gostei muito desta leitura! Confesso que vi primeiro em filme, há muitos anos atrás, e só agora li o livro que me foi recomendado pela minha irmã. Fiquei surpreendida por não falar apenas da viagem a Lilipute, a terra daquela gente pequena, mas sim de várias outras terras por onde Gulliver andou. Que imaginação fantástica o autor teve, gostei mesmo muito! E aconselho vivamente a sua leitura!

Referências
📌 O filme que vi foi esta adaptação de 2010, onde Gulliver é interpretado pelo ator Jack Black.



📌 Também já vi o filme de 1995.

📌 O autor Jonathan Swift refere, na sua narrativa, que no início do século XVIII só os holandeses tinham permissão para entrar no Japão. Facto curioso!




📚
Este livro conta para o desafio literário Mant'Anual 2023 na categoria «Ler um livro recomendado por um mantólico ou leitor».

📚