"Alguns livros são autênticos quebra-cabeças. (...) São romances cuja complexidade exige esforço. Há até quem estude antes de os ler. Se é daqueles leitores que aceita desafios, atente bem a estes títulos." 👉 Ler artigo completo do blogue literário da Wook.
____________
ULISSES
Trata-se de uma obra e de uma escrita que desafiam até mesmo os leitores mais experientes. Muitos o iniciam, mas nem todos o terminam... A narrativa segue precisamente um dia na vida de Leopold Bloom, mas apresenta inúmeras referências históricas, culturais e literárias que podem ser difíceis de compreender. Bem como a própria linguagem e o experimentalismo que contém. Apesar disso, o livro é frequentemente citado como um dos melhores textos já escritos, aparecendo amiúde em lugares cimeiros de listas de melhores livros de todos os tempos.
FINNEGANS WAKE
Considerado um dos livros mais desafiantes da literatura ocidental, está escrito numa linguagem altamente experimental e quase indecifrável, sendo frequentemente descrito como um livro que estimula qualquer leitor a compreendê-lo por completo… mas a raras vezes o conseguir. É o último livro de Joyce e levou 17 anos a ser concluído. A obra é uma mistura de línguas e palavras criadas pelo autor, o que torna ainda mais difícil entendê-la completamente. Apesar disso, Finnegans Wake continua a ser estudado e admirado pela sua originalidade e complexidade.
ARCO-ÍRIS DA GRAVIDADE
O enredo segue as histórias de várias personagens, incluindo um matemático, que está a desenvolver uma nova teoria da relatividade, e um oficial da inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. A obra inclui referências a diversas disciplinas, incluindo história, matemática, física e filosofia, e apresenta uma visão crítica da ciência e da tecnologia. O livro é conhecido pela sua linguagem densa e técnica, sendo considerado um clássico da literatura pós-moderna.
EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO
Trata-se de uma obra monumental e extensa que conta a procura do narrador pela sua identidade através de memórias da infância e da juventude. A obra é frequentemente descrita como constante, devido à sua estrutura repetitiva e detalhada. No entanto, muitos leitores consideram a leitura transformadora. O livro também é frequentemente associado a um certo elitismo literário, devido ao seu tom refinado e à preocupação com as nuances da vida aristocrática francesa do século XIX. Não obstante, ter Proust na literatura é por si só um monumento a esta arte.
A obra é uma narrativa interior que se passa ao longo de um único dia na vida da personagem principal, Clarissa Dalloway, uma mulher da alta sociedade londrina. A história é contada através de uma técnica literária conhecida como fluxo de consciência, que permite que o leitor entre na mente das personagens e experimente as suas emoções e pensamentos mais íntimos. Woolf utiliza uma linguagem que explora questões de identidade, alienação e mortalidade, fazendo de «Mrs. Dalloway» uma leitura desafiante, mas recompensadora, que continua a ser uma das obras mais importantes da literatura modernista.
A PIADA INFINITA
Talvez o autor queira mesmo rir-se de nós, neste que é um dos livros mais deixados a meio pelos leitores em todo o mundo. A Piada Infinita é um romance conhecido por ser uma das obras mais complexas da literatura contemporânea. O autor utiliza uma linguagem rebuscada e muitas vezes cómica para explorar questões profundas sobre a natureza da vida e da existência. E há ainda a questão das notas de rodapé, onde se desenvolve por si só outra história e que por isso não vale passar à frente!
______
São ótimas sugestões que, quando eu tiver oportunidade, irei ler com certeza! 😉