AS MINHAS LEITURAS: "Planeando o Futuro - A Bíblia Revelada" de Emmet Fox

 

©Livros com Gipsofila

Ficha do Livro
Autor: Emmet Fox
Título Original: Diagrams for living: the bible unveiled
Edições: Círculo de Leitores
Nº de págs.: 228
Coleção: Pensamento Positivo
Ano de Edição: 1991
Classificação: Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Sinopse: Emmet Fox inspirou milhões de pessoas nos últimos quarenta anos por meio de suas diretrizes simples e práticas. Neste livro apresenta chaves valiosas para viver uma vida mais plena, tiradas da eloquente sabedoria espiritual da Bíblia.
Se lermos a Bíblia literalmente, adverte Fox, perderemos o poder eterno e a relevância pessoal encontrados em seus símbolos, alegorias e parábolas. "Quer você perceba ou não", escreve ele, "você está em todas as páginas, do Gênesis ao Apocalipse." Fox mostra como ler histórias bíblicas dramáticas como diagramas simbólicos para a vida que podem "mostrar como superar dificuldades e problemas e como dar expressão às profundas aspirações que estão escondidas em sua alma". Esse poder de revelar, inspirar e orientar torna os ensinamentos da Bíblia adaptáveis ​​a todos em todos os estágios de desenvolvimento espiritual.
Sensível, contemporâneo e cheio de segurança, "Planeando o futuro- a Bíblia revelada" oferece conselhos sábios de um professor talentoso.


Comentário
Li este livro com a minha Bíblia ao lado para ir consultando sempre que achasse necessário. Não é costume enveredar por este género de literatura, até porque há autores bastante exagerados e utópicos, mas estive de mente aberta. O livro encontrava-se há anos nas prateleiras daqui de casa.
Bom, em relação ao autor Emmet Fox, gostei da linguagem e dos exemplos escolhidos para falar sobre o assunto, discordando dele em alguns pontos. É preciso ter atenção ao contexto social em que Emmet Fox vivia, mas também ao contexto em que a própria igreja católica se encontrava - o Concílio Vaticano II só foi convocado em 1961! Por isso, Fox não chegou a ver implementadas as novas regras para modernizar a igreja (porque faleceu antes), mesmo assim é de louvar o esforço que ele fez para aproximar as pessoas à religião, para aproximar as pessoas a Deus. De facto, a ligação com a religião não era a mesma que temos agora, ainda havia muita ignorância e iliteracia.
Hoje em dia há livros mais atualizados. Contudo, recomendo a sua leitura, mais não seja para relembrar certas coisas que esquecemos.


Referências
📌 A Igreja da Ciência Divina é um movimento religioso fundado a 4 de maio de 1888, por Malinda Cramer, nos Estados Unidos da América. Ver página da Wikipédia [em inglês].
📌 O Novo Pensamento é um movimento espiritual que eclodiu nos EUA, nos finais do século XIX. Ver página da Wikipédia [em inglês].
📌 Biblos é uma cidade do Líbano e das mais antigas do mundo. Ler artigo na Infopédia.



📚
Este livro conta para o desafio literário Mant'Anual 2023 na categoria «Livro lido durante o fim-de-semana».

📚