À/Parte: Uma editora para livros transformadores

 

Ana Pimentel na Feira do Livro de Lisboa


Sentada no pequeno lounge do seu quiosque, cheio de almofadas e puffs coloridos, Ana conta-nos que este “é um projeto literário concebido em torno de histórias motivacionais, que mostrem ao leitor que a mudança é sempre possível.” Mas a À/Parte não se limitará às histórias contadas em página, quer, a partir delas, construir um universo de experiências, que passe por workshops, sugestões de viagem, receitas gastronómicas relacionadas com os livros, bem como dicas para visitas a exposições ou idas ao cinema. Para isso, cada livro terá um marcador com um QR Code, que dará acesso a todo conjunto de atividades.
Nos planos de Ana Pimentel e Sara do Ó está também a realização de cursos temáticos em torno de livros seus ou de outras editoras. O primeiro será sobre empreendedorismo e a proposta é pôr as pessoas a ler cinco livros, que depois discutirão com especialistas na área. Mas não se pense que as discussões se farão apenas em torno de obras científicas ou de referência. “Também proporemos títulos de ficção, até porque há personagens que são autênticos líderes. Uma boa obra de ficção pode ser tão transformadora como um bom título de Gestão ou de Psicologia, senão mais.”
Mas há muito mais previsto, como as consultas de biblioterapia ou os diários de leitura, que são caderninhos, em que o leitor é convidado a dizer que sentimentos lhe despertou este ou aquele livro ou com quem gostaria de partilhar tais impressões. Também estará disponível, no quiosque da editora, um questionário para traçar um perfil do leitor. “Partimos de uma base de dados de 90 obras que fazem sentido em alturas diferentes da vida e as pessoas podem responder as vezes que quiserem”, diz ainda Ana Pimentel.
O propósito de todas estas iniciativas será “atrair mais pessoas para a leitura. Apesar dos números estarem a crescer, é preciso fazer muito mais para que o próprio mercado cresça e, assim, possam diminuir os custos de produção do livro, o que diminuirá também o seu preço de capa”.


👉 Ler notícia completa aqui no Diário de Notícias 👈


📚