Vitória de Inglaterra — A Rainha Que Amou e Ameaçou Portugal, de Isabel Machado
O romance histórico de Isabel Machado mostra o lado menos conhecido de uma das figuras mais marcantes da História da Europa e a sua ligação a Portugal.
Quando, aos dezoito anos, Vitória sobe ao trono, recai sobre si a esperança de que restitua a respeitabilidade e o decoro que há muito abandonaram a Coroa inglesa.
Dotada de um aguçado sentido político, Vitória pretende manter as convulsões do continente fora do reino e continuar a expandir o seu poder pelo mundo. Mas os fortes laços familiares e de afeto com Portugal vão criar-lhe alguns dos momentos mais difíceis do seu longo reinado.
Luísa de Gusmão, lançado em 2023.
Em Luísa de Gusmão, Isabel Machado traz-nos a história de uma mulher forte, corajosa e determinada, cuja influência foi decisiva na restauração da independência de Portugal. Regida pela fé, com uma ligação inabalável ao marido e aos filhos, vai tornar-se também uma das grandes figuras políticas da Restauração.
Isabel Machado nasceu em Lisboa, completou o 12.º ano nos Estados Unidos e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi jornalista, lecionou Português e Francês no ensino básico e secundário, Português como Língua Estrangeira, e fez trabalhos de tradução e interpretação simultânea. Durante onze anos foi pivô e jornalista.
Em 2012, publicou o primeiro romance histórico, Isabel I de Inglaterra. Em 2014, publicou Vitória de Inglaterra — A Rainha Que Amou e Ameaçou Portugal, agora relançado.